share on:

24 de Março de 2019

Um motorista de uber me contou que ao atender uma cliente, ela exigiu que ele parasse em local proibido. Ciente da fiscalização por câmera ele pediu a ela que atravessasse a rua. Naquela madrugada chuvosa ela ficou muito aborrecida com a atitude do motorista e reclamou. As explicações dele não foram suficientes para acalma-la. Então ele tomou a decisão de não fazer aquela corrida para ela e lhe pediu para descer.

Você já brigou pelos seus direitos? Qual foi o resultado? Seus direitos foram atendidos? Quando seus direitos são desrespeitados a injustiça ganha espaço. Então você faz bem em ter bem claro para si quais são os seus direitos. Quando você considerar seus direitos mais importantes do que o direito dos outros, certamente cometerá injustiças. Se suas injustiças ferem o direito dos outros, qual é sua base para exigir que os seus direitos sejam respeitados?

A convivência social, familiar exige que os direitos de cada um sejam compatíveis com a verdade. Como manter os justos direitos se a mentira mediar os conflitos? A injustiça e a mentira são dois elementos que impedem os direitos de regularem os relacionamentos entre você e as outras pessoas.

Diga-me você: quem tem direito a que? Somente a verdade pode arbitrar, ser juiz do que é direito, do que é justo. Sem isso não há como estabelecer e atender aos direitos de qualquer pessoa. Por isso você precisa ter claro a importância da verdade, do valor de cada ser humano e não apenas de um.2 Os dois tem direitos, tem responsabilidades, somente a verdade pode arbitrar. Quando se diz que a verdade não existe o direito é destruído.

Deus tem todo o direito de destruir o ser humano que rebelou-se contra Ele, contra Sua justiça e seu direito divino. No entanto por sua graça enviou o filho para pagar o preço da injustiça humana. Assim somente quem se reconhece devedor a Cristo Jesus pode reconciliar-se com Deus Pai. Deus é justo e estabelece o direito. Somente em Cristo Jesus o ser humano pecador tem o direito de ser considerado Filho de Deus, herdeiro com Cristo. Esta é a verdade do evangelho de Cristo Jesus. Esse é o direito e a verdade divina. Você precisa conhece-la com sua vida e não apenas com sua mente.


Esta mensagem responde á pergunta: Como você encara os direitos tantos seus como os do próximo?
Aplicação para a sua vida: A medida que você zela pela verdade contribui para que os direitos seus e dos outros não sejam abandonados a própria sorte. Considere sua posição a respeito diante de Deus Pai.


Zacarias 8:16 “Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas.“ Como Ageu, Zacarias instou o povo a reconstruir o templo, assegurando-lhes a ajuda e bênçãos de Deus. Suas visões apontavam para um futuro brilhante.
1 João 2:21 “Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.“ Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho aos cristãos na Asia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes,confortar e firmar todos no andar verdadeiro.