share on:

15 de Julho de 2020

No Brasil, o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre homens. A ideia de criar uma data para os homens iniciou-se na Rússia, com o ex-presidente Mikhail Gorbachev, como iniciativa para relembrar a história dos grandes homens do país. No entanto o Dr. Jerome Teelucksingh, que com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), criou um Dia do Homem com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados da saúde e igualda de gênero masculino.

Assim como as mulheres precisam ser amadas nas características de seu gênero,15 também os homens precisam que suas habilidades e limitações sejam reconhecidas.16 É fundamental para boa existência do ser humano que os homens e mulheres reconheçam e identifiquem, também, sua complementariedade como um enriquecimento mutuo e não como alguma luta de classes de gênero.

Como é que você avalia os homens que conhece? Vê apenas os erros, os desvios os desmandos? Ou reconhece neles capacidades, habilidades encobertas pela falta de educação adequada ao seu gênero, desde menino. Ele precisa de orientação até a vida adulta como é exemplificada na narrativa cristã!17

Verifique quantas informações já recebeu a respeito das melhorias na expectativa de vida dos homens? Como é importante focar a atenção na paternidade, nos modelos paternos, masculinos que cuidam, protegem e tem orgulho de sua família, esposa e filhos. A saúde masculina desde a infância exige atenção, orientação.18 E a mente, o espirito, para que o homem será aquele que Deus Pai planejou?

Sem dúvida vivemos fora do jardim do Éden. As lutas, os erros, as injustiças e como descreve a narrativa bíblica, o pecado, atuando dentro de fora do homem e da mulher precisam de uma boa notícia. A reconciliação com do Deus Pai Criador pela pessoa e obra de Cristo Jesus vem dar não somente ao homem, mas também a mulher o devido novo lugar, de cada um para o bem da humanidade e glória de Deus Pai. Será que você esta interessado nesse plano? Então fale conosco.

Esta mensagem responde à pergunta: O que o homem, o gênero masculino precisa?

Tarefa para Hoje: O homem precisa confiar no amor de Deus para encarar os desafios do seu gênero, desde menino até a terceira idade. Precisa do gênero feminino para exercitar todas suas capacidades como ser humano (mãe, irmã, esposa, tia , avó, amigas).


Notas

¹ 15 Efésios 5:25-27 “Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.” Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C. enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.

² 16 Efésios 5:33 “Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.” Ibidem

³ 17 Provérbios 22:6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. Escrito por volta do século X e século VII a.C. aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.

18 Deuteronômio 11: 19 “Ensinai os mandamentos do SENHOR aos vossos filhos, conversando acerca deles quando estiverdes sentados em casa e nos momentos em que estiverdes andando pelos caminhos, ao deitardes e quando vos levantardes para um novo dia; 20 tu os escreverás nos umbrais da tua casa, e nas tuas portas,…” O nome deste livro “Deuteronômio” expressa a “recapitulação Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas.