Compartilhe em:

17 de Março de 2019

Você já ouviu aquele ditado: “Deus escreve certo por linhas tortas?” Deus escreve com letra maravilhosa mesmo quando a linha é torta. Deus age poderosamente na vida do ser humano, mesmo quando ele é injusto, imperfeito. Normalmente alguns entendem que as situações difíceis, trágicas que sobrevém ao ser humano, podem ser a oportunidade de Deus agir de tal modo que a transforma em benção, em bem. Será que se você agir de modo injusto, antiético isso dará oportunidade de Deus corrigir e mostrar seu grande poder?

No entanto, desde a antiguidade e até hoje essa frase levou a uma interpretação maléfica. Dizem que se o pecado humano contra Deus, leva o criador a reagir com o bem, com o perdão e amor, então os seres humano acabam contribuindo para Deus revelar sua bondade quando praticam o mal. Até ideologia moderna declara que criando o caos dele só pode advir um bem maior e melhor. Permitindo e praticando a injustiça se dá oportunidade para todas as pessoas envolvidas experimentem a benéfica bondade divina.

Na verdade essa expressão e argumentação foi usada como calunia contra o evangelho de Cristo Jesus. O escritor mais conhecido no Novo Testamento contestou essa afirmação explicando: “É maldade afirmar: “Se minhas mentiras servem para mostrar a verdade de Deus de maneira mais gloriosa, como posso ser condenado por Deus? Estou fazendo um favor para Deus!” Alguns, na verdade, tentam pôr essas palavras em nossa boca, alegando que saímos por aí anunciando: “Quanto mais mal fazemos, mais bem Deus faz. Então, continuemos assim!” É pura calúnia, e estou certo de que vocês concordam conosco.”

Percebeu? Foi sem dúvida alguma perversão das doutrinas que os apóstolos pregaram. As doutrinas que foram assim deturpadas e abusadas, foram provavelmente estas: os apóstolos ensinaram que os pecados das pessoas eram a ocasião de promover a glória divina no plano de salvação. Que “onde o pecado abundou, a graça abundou muito mais.”32 Não se deixe enganar por essa lógica perversa. Justificar a injustiça com essa expressão é maligno. Nenhum ser humano tem a condição para construir uma nova ordem, política, econômica, social porque é o próprio ser humano é quem perverte todo bem, a menos que se deixe guiar, dirigir pelo amor de Deus, como aquele que se revelou em Cristo Jesus.


Aplicação

Esta mensagem responde á pergunta: Se o mal revela a bondade divina praticar o mal não revelaria ainda mais a bondade de Deus?
Aplicação para a sua vida: Preste atenção a ditos ainda que populares que escondem interpretações malignas para a realidade cristã.


Romanos 3:8 Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.
Romanos 5:20 Ibidem 33 Gálatas 6:7 “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.“ Instruções do apóstolo Paulo aos cristãos da Galacia que desejavam buscar o favor de Deus retornando aos costumes judaicos, escrito entre 48-58 d.C.