share on:

2 de fevereiro de 2019

Como você lida com as incertezas na vida? O mar, o fogo, os ventos e tantos outros elementos moldam a imaginação do ser humano. Por exemplo: quando os negros africanos chegaram ao Brasil trouxeram consigo suas crenças e práticas religiosas. Na convivência com os europeus, indígenas as crenças se misturam. Então hoje conhecemos no Brasil aquela considerada a rainha dos mares Iemanjá. As festas e homenagens acontecem de norte a sul do Brasil misturada a outras crenças. Muitos outros santos cristianizados foram identificados com o panteão dos deuses e entidades espirituais dos cultos afros e europeus.

Eu não sei qual é a sua religião mas desafio você a conhecer melhor as raízes de suas crenças, de seus cultos e rituais religiosos, objetos sagrados bem como o caráter das entidades espirituais venerados na sua religião. Essa atitude é necessária porque as misturas religiosas desfiguram o caráter da crença e criam mal-entendidos de toda sorte. O que você pensa a respeito?

Conhecer a Deus Pai, pela fé de Cristo Jesus, registrada na bíblia, isso é cultivar a convicção de que há um só protetor do ser humano, quer seja no mar, na terra, nos céus ou sob a terra¹ . Esse protetor divino guarda o ser humano no relacionamento com Deus Pai em qualquer lugar em que estiver, em qualquer elemento em que se mover. No entanto outras crenças elegem divindades para cada elemento da natureza: O céu, a terra, debaixo da terra, as florestas, o fogo e o mar. Objetos dos mais variados materiais, formas e tamanhos são símbolos representativos e que carregam o poder daquela entidade.

A religião é cristianizada também faz da bíblia, aberta ou fechada, da cruz e tantos outros símbolos uma representação da pessoa de Cristo Jesus. No entanto o Deus e Pai revelado por Jesus não está em qualquer objeto. Deus Pai e Seu poder está sobre cada um que anda com Cristo Jesus, não com qualquer objeto². Para a fé cristã não há símbolos sagrados mas pessoas consagradas. Rituais são apenas dois: o batismo com água e o partir do pão, a Santa ceia a eucaristia. São apenas símbolos. Por isso você precisa prestar atenção á sua prática religiosa para não a misturas com outras crenças. Isso só causa frustração, engano e superstição. – Janus Tarso


Aplicação

Resposta à pergunta: Sua vida molda suas orações ou suas orações moldam sua vida?

Exercício para a vida: Sua intimidade com Deus, através da oração, é para ouvi-lO e não apenas para você falar! Fala(e) sério!


¹1 Coríntios 8:5,6 „“Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele.“ Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo dC responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos,uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

² Hebreus 13:20,21 “Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.” Esta carta exorta os novos cristãos judeus a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Pouco antes do no ano 70 d.C. quando Templo em Jerusalém foi destruído pelos romanos.