Dentes

share on:

01/06/2017 – FIQUE POR DENTRO

Você já se perguntou quantos dentes temos no total? A resposta depende de alguns fatores, sendo o principal deles a idade. Isso porque crianças e adultos possuem um conjunto diferente de dentes.

Ao todo, os pequenos possuem 20 dentes de leite, 10 na parte superior e 10 na parte inferior. A dentição infantil começa a se desenvolver por volta dos 6 meses de idade. O nome dado aos dentes das crianças é dente decíduo. Popularmente, são chamados de dentes de leite ou dentição primária.

Por volta dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a serem substituídos pelos permanentes. Esse processo continua até o início da adolescência, quando o conjunto se forma completamente.

Após essa fase, a maioria dos adultos terá 32  dentes. São 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares, incluindo os 4 dentes do siso. Ocorre que algumas pessoas não nascem com todos os sisos. Outras precisaram extraí-los, pois nem sempre há espaço suficiente para que eles cresçam confortavelmente sem causar o desalinhamento dos outros dentes.

Entrevista com o especialista em implantodontia, Paulo Coelho Andrade. Ele fala sobre cáries, confira:

 

Como são escolhidos os nomes de Planetas e Estrelas?

Desde 1919, quem aprova os nomes oficiais de todos os objetos celestes, sejam eles planetas, constelações, galáxias, estrelas, cometas ou asteroides é a União Astronômica Internacional. A organização composta por mais de 11 mil astrônomos de mais de 90 países foi criada em Bruxelas, na Bélgica.

As regras para escolher os nomes vão desde a proibição do uso de nomes de cunho político, religioso e militar até a limitação da quantidade de caracteres, e servem para ajudar a pôs ordem na imensa quantidade de astros que são descobertos a cada ano. Até agora, mais de 18 mil asteroides já foram nomeados, segundo o próprio órgão.

Quando um objeto celeste é descoberto, ele costuma ser catalogado seguindo algumas normas que levam em conta, por exemplo, o ano da descoberta, posição e brilho. Essas normas dão origem a nomes bastante esquisitos, como 2003 UB313, descoberto em 2003 que provocou a discussão que acabou reclassificando o próprio objeto e também Plutão como planetas anões.

Em muitos casos, a escolha do nome poder ser inclusive, feita através do voto popular. Em 2015, o Instituto abriu uma votação para nomear 14 estrelas e 31 exoplanetas, entre os nomes escolhidos estão: Música, Cervantes, Quixote e Poltergeist.

Lastro

Navios são feitos para flutuar. Portanto, quanto mais leves forem, melhor. Por que então carregar neles aqueles materiais pesados e, pior, sem valor comercial, chamados “lastro”?

Pois é, o navio precisa ser leve para não afundar com o peso da carga – aquilo que realmente interessa. Mas se ele estiver vazio, como às vezes acontece, poderia tombar (ou, como diz o pessoal do ramo: adernar) com o balanço das ondas porque ficaria numa posição excessivamente alta para fora da água, perdendo sustentação. Há necessidade de equilíbrio entre flutuação e estabilidade. O lastro, embora não tenha quase nenhum valor próprio, assegura isso.

Você viaja muito de navio? Eu também não, e talvez o assunto nem interesse tanto. Há um provérbio bíblico que diz: O espírito altivo [vem] antes da queda (Pv 16.18b). Altivez é orgulho.

Quando zarpamos do estaleiro da nossa vida, é bom ir buscar aquela carga valiosa chamada sabedoria, que nos dará estabilidade para navegar seguros pela vida. Entretanto, podemos demorar a adquiri-la. Enquanto isso, para não correr o perigo de adernar e naufragar, é bom levar algum lastro. Sabe qual o nome do lastro que devemos levar? Chama-se “humildade”. Esta puxa para baixo e nos impede de dançar perigosamente na superfície. Ao mesmo tempo, quando focada em Deus, abre o caminho para o que tem valor verdadeiro, porque “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 9.10a).

Jesus descreveu esse processo assim: “Todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23.12).

Lastreados humildemente em Deus navegaremos seguros e tranquilos. Não é segurança o que você quer? Então… Uma bem lastreada, boa, tranquila e segura navegação para você!