share on:

03 de Outubro de 2020

Um ditado antigo diz: “Os pais comem uvas verdes e os dentes dos filhos se embotam” Isso significa: “Os pais aprontam e os filhos pagam o pato!”

É claro que os filhos podem sofrer os efeitos dos vícios dos pais, da dependência química deles, e outras “heranças” genéticas, sociais e morais. Agora dizer que Deus está castigando os filhos pelo pecado dos pais, revela completa ignorância do caráter divino. Sem a certeza divina você fica sem recursos íntimos para lidar com os desafios de saúde de seus filhos ou parentes. Existem costumes sim, de cultura familiar que contribuem para que os filhos sofram consequências. Mas vou lhe contar por qual razão isso não é “…castigo de Deus”.

O próprio Deus fez uma solene promessa na antiguidade ao dizer: “Juro pela minha vida, palavra do Soberano, o Senhor, que vocês não citarão mais esse provérbio entre o meu povo. Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá… O filho não levará a culpa do pai, nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo lhe será creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada.”7

Familiaridade com o dentista é bom para os dentes. Agora sua familiaridade com o Senhor Jesus tendo contato com ele essa é a base da segurança para a existência, diante do Criador. Quando perguntado sobre a cegueira de nascença de um homem Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram mas é para que nele se manifeste a obra , a glória de Deus”8 Em Cristo Jesus todo pecado contra Deus encontra o devido castigo e redenção . Assim é restaurada a beleza divina na sua existência, nos seus pensamentos e a saúde da sua capacidade de crer em Deus.9

A beleza do seu sorriso está nos seus dentes, concorda? A beleza de sua vida se revela quando sua alegria vem do perdão divino. Isso não é meramente pelo o que você faz, mas pelo que você é10. É nessa intimidade com Deus o brilho do seu sorriso não estará somente nos dentes mas no seu íntimo, na sua vida e não no que recebeu de seus pais. Já pensou?

Esta mensagem responde à pergunta: Os filhos pagam pelo pecado dos pais, ou os pais pelos pecados dos filhos diante de Deus Pai?

Tarefa para Hoje: Então celebre a alegria da certeza de que não é castigo divino que lhe cobra algo, quando enfrenta dificuldades, mas a vida, as circunstancias, em Cristo você vive para a glória divina.


Notas

¹ 7 Ezequiel 18:3-4, 20. A mensagem de Ezequiel foi dada aos judeus cativos na Babilônia. Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel.” A mensagem de Ezequiel foi dada aos judeus cativos na Babilônia. Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel.

² 8 João 9:1-3Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: “Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? ” Disse Jesus: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.

³ 9 Salmos 103:12 “Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim também Ele afasta para longe de nós as nossas próprias transgressões.” O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

⁴ 10 2 Coríntios 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de 55,56 ou 57 depois de Cristo defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade.