share on:

14 de Junho de 2020

Você já participou de alguma discussão sobre o tema religião? Difícil, não é? Um cuidado que você precisa tomar é informar-se de qual deus se está falando. Quando você fala ou pensa em deus a qual ser espiritual você se refere? Será que esse deus que tem em mente é apenas uma força superior? Já conheci pessoas que chamavam de deus as forças que atuam na natureza. Outros ainda assemelham a um tipo de destino inflexível. Há alguns que consideram como uma lei de ordem, justiça. Há ainda quem diga que é o caos que governa os acontecimentos. Você percebe? Como chegar a uma conclusão quando se discute um assunto como rituais e símbolos religiosas com referências tão diferentes.

Quando os cristãos da cidade grega de Corinto enfrentaram conflitos por causa de carne dos animais sacrificados a ídolos pagãos ouviram o seguinte: “…Alguns dizem, acertadamente, que os ídolos não existem de verdade, que não há nada neles, que não há outro deus a não ser nosso único Deus e que não importa quantos desses chamados deuses sejam invocados e cultuados. Cada um deles nada acrescentam à nossa vida, exceto alguma história fantasiosa. Eles dizem — mais uma vez acertadamente — que há apenas um Deus, o Pai, que tudo nos dá e quer que vivamos para ele. Dizem também que só há um Senhor — Jesus, o Messias — e que tudo é por causa dele, nós inclusive. Sim. Essa é a verdade.”10

Existem muitos “José” e “Maria”. É claro que é preciso saber de a qual José ou de qual Maria está se falando. Ai sim é possível chegar a um conclusão. Se você tem conhecimento de outro deus a quem a pessoa com quem conversa conhece então pode indicar as diferenças. É preciso dar os esclarecimentos e permitir que a pessoa decida. Não há como força-la pela pressão de argumentos.11 É com o respeito, a consideração que se mantem a conversa. Fora disso o cristão não representa devidamente a Cristo Jesus se utiliza de ameaças, agressões verbais. Isso não é fazer discípulos, mas inimigos. Evangelho são boas notícias divinas para o coração pecador.

Esta mensagem responde à pergunta: Quando você participa de uma discussão a respeito da fé em Deus já pesquisou antes de qualquer coisa de qual deus o outro está se referindo?

Tarefa para Hoje: Evite mal entendidos e discussões inúteis procure saber a que deus as pessoas se referem para então apresente a boa noticia de Deus Pai de Cristo Jesus.

10 1 Coríntios 8:4-6 Bíblia na versão “A Mensagem” Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo 11 I Pedro 3:15-16 “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.” Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Ásia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé por volta de 62 e 69.