share on:

29 de Abril de 2020

Você sabe dançar? Já dançou na chuva, na praia ou na lama? Pular, correr com um ritmo bem particular é uma expressão dos sentimentos sejam eles de alegria, de tristeza ou mesmo de raiva.

Então diga-me você conhece alguma dança em particular? Algumas danças lhe são agradáveis, outras não. Cada grupo social tem seu repertório de danças que o representa muito bem. Cada geração, inclusive tem suas preferências e expressões na dança. Então lhe pergunto novamente você sabe dançar?

Um conhecido rei mencionado na bíblia dançava16. Interessante, não é? Antigamente a dança não era permitida na igreja cristã como parte do culto. Hoje você já encontra grupos dançando no culto como expressão de seu louvor e adoração a Deus Pai. Assim o Reino de Deus resgata para si toda e qualquer arte celebrada com a devida santidade. Então, antes de você criticar quem quer que seja avalie sua condição diante de Deus Pai ao depositar em Cristo Jesus seu caminho de fé e prática espiritual.

Não se trata da dança ser sacra ou secular. É preciso prestar atenção a quem está dançado. Quem dança é que expressa, se expressa com gestos do corpo a dignidade e valor do ser humano criado a imagem e semelhança de Deus. Sua dança revela o resgate da comunhão com Deus pai, a alegria da salvação? Conta a história da justiça divina expressa no dia-a-dia do ser humano reconciliado com Deus Pai?

Note como o Reino de Deus, o Reino dos Céus não é celebrado por meras atitudes certas ou erradas, de bem e de mal, mas da vida vivida com Deus Pai pela fé de Cristo Jesus, inspirada pelo Espirito Santo de Deus. Você percebe como essa perspectiva é completamente diferente do que a mera religiosidade ensina?

Você pode incluir nas suas expressões de alegria, louvor, santidade a dança, aquela que sai do seu coração. Considere a riqueza de sua vida na presença divina, quando dançar.

Esta mensagem responde à pergunta: Como você encara a dança?

Tarefa para Hoje: Experimente avaliar não apenas a dança em si, mas sim quem dança e por qual razão expressa assim sua expressão corporal.

16 2 Samuel 6:5 “Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o Senhor, ao som de todo o tipo de instrumentos de pinho, harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos. ” Sob o reinado de Davi, a nação se unificou e se fortaleceu. No entanto, depois dos pecados de Davi, adultério e assassinato, tanto a nação como a família do rei sofreram muito. 1 Samuel 29:5 “Não é ele o Davi de quem cantavam em suas danças: ‘Saul abateu seus milhares, e Davi suas dezenas de milhares? ” Samuel (930 a.C.)foi o líder (último juiz) de Israel guiou o povo na transição para a monarquia iniciada com Saul e sucedido por Davi. Livro leva seu nome mas contou com profetas Natã e Gade veja 1 Crônicas 29:29.