share on:

24 de Junho de 2019

Na primeira vez em que entrei em uma antiga gráfica, fiquei impressionado com aquelas caixinhas que guardavam cada letrinha. O gráfico montava uma palavra com aquelas pecinhas de letra de chumbo e depois, a coluna e a página de um jornal. O gráfico daqueles dias era o responsável pela tipografia e pelas artes gráficas de impressões como revistas, jornais, panfletos e banners. Hoje a carreira foi modernizada com novos recursos para se imprimir nos mais diversos meios de comunicação.

Tive um conhecido que como gráfico daqueles dias teve sua saúde afetada pelas letras de impressão feitas de chumbo. As palavras que montava, nem eram palavras suas, mas ele, como muitos gráficos, foi afetado pelo tipo de material utilizado. Os gráficos modernos também são afetados, não mais pelo chumbo, mas pelo que escrevem. Agora as legislações de marketing, lettering e exigências para imprensa e apresentação gráfica podem contaminar a reputação de quem escreve, imprime e divulga.

Jesus não escreveu com chumbo, nem em papel. Temos notícias de que escreveu no chão quando lhe trouxeram uma moça apanhada em adultério. Desejavam apanhá-lo em alguma contradição e para tanto, utilizaram a humilhação daquela mulher. Depois que expuseram a moça a vergonha pública, esperaram de Jesus a resposta. Esperavam utilizar o que ele diria para incrimina-lo, mas Ele continuou escrevendo na areia do chão. Então Ele finalmente respondeu: “-Quem não tem pecado que atire a primeira pedra.” A vergonha e humilhação foi geral… todos foram embora começando dos mais velhos até os mais novos.

Esta é a única menção de que Jesus “escrevia”, poupando a vida e a saúde de uma moça apanhada em adultério. Ele revelou a graça e santidade não apenas de Cristo Jesus, mas do próprio Deus. O que você ou escreve a respeito dos outros também afeta sua saúde física, moral e seu relacionamento com Deus Pai, isto é sua vida espiritual.

Todo aquele que vive no Reino de Deus sabe que a medida com que medir os outros também será medido pelo próprio Cristo Jesus. Diante dessa realidade é preciso viver no amor de Deus também para com o próximo.


Esta mensagem responde á pergunta: Qual é o efeito do que você escreve?

Aplicação para a sua vida: Ao escrever não tome apenas cuidado para poupar a vaidade suas ou dos outros, mas divulgar o amor e santidade de Deus Pai.


João 8:7 E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
João 8:7 Ibidem
João 17:22 “E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.”
Lucas 6:38 “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”.