share on:

05 de Dezembro de 2019

O que você sabe a respeito do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho? É um movimento internacional humanitário, neutro e imparcial. Esse movimento, não está vinculado a qualquer Estado. Está presente em aproximadamente 97 milhões de voluntários mundialmente. Seu objetivo é proteger a vida e a saúde humana, e prevenir e aliviar sofrimento humano, sem discriminação baseado em nacionalidade, raça, sexo, religião, classe social ou opiniões políticas.

Como a cruz é um símbolo da cultura ocidental o Crescente Vermelho é o símbolo da cultura oriental árabe. A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho foi fundado em 1919, e atualmente coordena as atividades entre as 186 sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho dentro do movimento.

Esse movimento organiza a assistência médica para os que foram lesionados no campo de batalha. Supervisiona o tratamento de prisioneiros de guerra. Busca pessoas desaparecidas em um conflito armado. Organiza a proteção e cuidados para populações civis e atua como arbitro entre m grupos opostos em um conflito armado. Atuou na tragédia de Brumadinho6, sabia?

Por qual razão estou lhe dizendo tudo isso? Para lhe mostrar que o esforço humano em diminuir as perdas nas tragédias e conflitos se manifesta em ações desta natureza. No entanto não é a única pois muitos foram os grupos voluntários que participaram na ajuda humanitária naquela e outras tragédias. Grupos e associações religiosas também participam desses momentos. NO entanto somente Deus Pai e os participantes sabem o que foi feito.

E você tem participados de esforços humanitários? A espiritualidade cristã está baseada na cruz. Cristo deu a vida na maior tragédia da história humana: Resgatar da morte que contaminou toda a raça humana. A cruz, vazia, lembra da ressurreição do valor, da dignidade humana que só o Criador pode dar. A Igreja de Cristo é a cruz vermelha divina para toda humanidade. Seu objetivo é proteger a vida e a saúde humana, prevenir e aliviar sofrimentos humanos, sem discriminação baseado em nacionalidade, raça, sexo, religião, classe social ou opiniões políticas. Vamos, considere o Evangelho de Cristo Jesus sob essa perspectiva. Viver esse anúncio divino é tarefa da igreja cristã.7

Resposta a pergunta: O que é o movimento “Cruz Vermelha e Crescente Vermelho?

Tarefa para hoje: Ao perceber sua responsabilidade na participação de movimentos humanitários verifique se sua motivação é apenas religiosas ou verdadeiramente cristã

6 http://www.cruzvermelha.org.br/pb/cruz-vermelha-brasileira-presta-contas-de-campanha-de-arrecadacao-para-as-equipesem- brumadinho/ 7 1 Coríntios 10:31 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.” Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo dC responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos,uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.