share on:

19 de Novembro de 2019

Você fala grego? Eu estou falando grego? Pois é, o idioma grego nos deu muitas palavras. Veja só: “Bio” é a expressão grega para vida. “Geo” é a expressão para terra. “Antropo” é a designação para pessoa. “Logos” é a palavra que designa conhecimento. Então, quando alguém é biólogo você sabe que estuda os seres vivos, o Geólogo estuda a terra, o antropólogo, por sua vez, estuda as pessoas. O que faz o teólogo? Exatamente, estuda Deus! “Theos” é a expressão para Deus.

O teólogo não conhece a Deus comparando-o com animais, com a criação. O conhecimento do próprio Deus não pode ser meramente deduzido através do que Ele criou. Imagine se um bolo bem gostoso fosse a fonte da revelação de você, como pessoa, como personalidade, caráter. Ridículo, não é? Por isso o teólogo precisa que Deus se revele. Se Deus, o Criador não se revelar o teólogo ficará as voltas com os próprios pensamentos. Isso me lembra muito quando um cachorro fica correndo atrás do próprio rabo. Engraçado, não é?

A Bíblia é um livro onde é relatado o que Deus fez na história humana16. Ainda assim o registro bíblico não consegue conter tudo sobre Deus. Estudar a Bíblia sem a iluminação dada pelo próprio Deus não garante exatidão no conhecimento dEle. A revelação maior de Deus Pai, o Criador nos vem através de uma pessoa. Esse sim dá ao relato bíblico o devido espírito do caráter divino. Agora note o tamanho da tragédia humana. Jesus disse que pessoas cometem atrocidades, contra o semelhante, acreditando que assim, estão adorando a Deus. Você vê isso com bastante frequência, não é? E por que isso acontece? Eles agem assim acreditando que adoram a Deus quando na verdade não O conhecem.17

Jesus disse: “Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”18. Verdadeiro teólogo é quem conhece a Deus através de Jesus Cristo. Por isso, todo discípulo de Jesus é teólogo quando vive e age na obediência amorosa de Cristo Jesus.

Imagine você, teologando pela fé de Cristo Jesus, no amor de Deus Pai. Incrível não é?!

Resposta a pergunta: Quem na verdade é teólogo?

Tarefa para hoje: Conhecer ao Deus Criador revelado por Jesus é diferente de conhecer “a respeito” do Criador. Você precisa trilhar o caminho do teólogo e não apenas do estudante da bíblia.

16 Lucas 24:27 “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. ” Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade. 17João 16:1-3 “Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. ” Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 18 Mateus 11:27 Os fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 d.C.