share on:

07 de Julho de 2020

Você já prestou atenção na reação de um gato encurralado por um cão? Até o camaleão tem na sua capacidade de mudar sua cor, um dispositivo de auto defesa. Cada ser vivo tem o próprio sistema de defesa. Esse dispositivo da vida permite manter a existência. Não é infalível, mas permite que cada animal, por exemplo, tenha recursos para enfrentar o seu adversário na cadeia alimentar.

O ser humano, comparado com muitos seres vivos, parece ser o mais indefeso. Onde está a capacidade, o recurso humano para se defender dos perigos que ameaçam sua existência? Você sabe? Correr com as duas pernas enquanto alguns animais tem quatro patas e outros têm asas? E força? Xiii, só pode vencer se tiver alguma arma. Isso não vale! Refiro-me a recursos naturais.

Então o que a narrativa cristã chama atenção para as relações humanas é o seguinte: “Não se deixem enganar: “as más companhias corrompem os bons costumes”.¹ Eu aplico assim: Não abandonem seus recursos de autodefesa, deixando-se enganar. As conversas que corrompem, que desarmam você da dignidade dada pelo Criador, da reconciliação apresentada pelo salvador e senhor, são seus recursos de autodefesa.” Ouviu?

Sua capacidade de pensar, de avaliar, de tomar decisões, são recursos divino dado a cada ser humano. Quando você estabelece uma conversa, uma comunicação com outro ser humano, precisa prestar atenção. Se de um lado você pode corrigir sua maneira de avaliar a realidade, também corre o perigo de abandonar sua capacidade humana de se defender como Deus Pai planejou. A decisão está nas suas mãos. A escolha é a preciosidade da decisão. Poder e saber escolher é o maior instrumento de defesa para o ser humano.

Claro que você e eu precisamos aprender uns dos outros. No entanto, a capacidade de aprender de Deus Pai é o que permite experimentarmos como a defesa e proteção para a vida divina é boa, perfeita e agradável, resumindo, dá perfeita defesa ao ser humano.² Essa descoberta só você pode fazer. Quando começa?

Esta mensagem responde à pergunta: Já considerou como a escolha de pensar, agir e sentir são as” armas humanas” para defender-se devidamente na vida?

Tarefa para Hoje: Não menospreze as conversas que levam você a abandonar os valores e orientações divinos para sua vida, dados por Cristo Jesus. Sem eles você fica sem condições de sobreviver na vida.


Notas

¹ 1 Coríntios 15:33 Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos,uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

² Romanos 12 1-2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.