share on:

26 de Setembro de 2020

A população mundial chega a preocupar você? Há muita gente importante preocupada com o crescimento da população mundial. Temem que o planeta terra não tenha condições de alimentar e acomodar mais gente. Há países onde o controle do nascimento de filhos por casal é limitado. Em outros a falta de população jovem coloca em risco o sistema de aposentadoria dos idosos. Existem países onde há um equilíbrio entre os que nascem e os que morrem.

O Brasil mesmo decidiu fazer uma reforma na previdência com vistas ao equilíbrio entre os que trabalham e os que se aposentam. Agora a aposentadoria exige mais idade que 50 anos atrás pois o ser humano está vivendo mais tempo. Por essa razão os jovens precisam começar a trabalhar tão logo possível para equilibrar a quantidade dos que se aposentam.

O desafio nesse tema são as medidas que visam controlar o crescimento da população, como chamam o crescimento demográfico. Além das doenças, dos acidentes, dos terremotos e outros acontecimentos naturais, há casais que não conseguem ter filhos. Se as condições de vida melhoram as pessoas vivem mais. Se antes tinham mais filhos para ajudar na lavoura ou no negócio dos pais, agora as máquinas e melhores condições de vida e de estudo leva muitos a morar na cidade.

A ordem divina foi “crescei e multiplicai-vos”.14 O Criador deu essa diretriz. No inicio da história humana, mesmo narrada nas Escrituras Sagradas alguns casais não conseguiam ter filhos.15 Será que pela escolha pessoal os povos são capazes de mudar os aspectos de sua cultura com respeito ao aumento da população? Essa preocupação está registrada na bíblia. Um povo temendo que o crescimento de outro povo tomasse seu espaço decidiu matar somente os meninos recém-nascidos.16

O devido uso do solo, dos espaços geográficos, aliados a tecnologia de alimentação ainda não se esgotaram. Alimento ainda é jogado no lixo, a corrupção rouba oportunidades e condições favoráveis. Você já perguntou a devida resposta a esse problema ao Espirito de Cristo Jesus? Você nota as implicações de seguir a Cristo Jesus pelo Seu espírito? É assim que se encontram solução para os problemas cotidianos.

Esta mensagem responde à pergunta: O aumento da população é uma preocupação digna de se apresentar a Deus Pai pela fé de Cristo Jesus?

Tarefa para Hoje: Você influencia pessoas a sua volta. Como participa dessa questão preocupante?


Notas

¹ 14 Gênesis 1.28: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra”, Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.

² 15 Gênesis 11:29,30 “E tomaram Abrão e Naor mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá. E Sarai foi estéril, não tinha filhos.” Gênesis 30:1 “Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.” Ibidem

³ 16 Êxodo 1:22 “Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.” O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.