share on:

12 de Janeiro de 2020

Contar é uma das atividades mais comuns da vida, percebeu? Você precisa saber quanto tem. Essa informação permite a você tomar decisões. Quando você sabe quanto tem, também descobre quanto não tem, quanto precisa para empreender.

Agora note que você também utiliza esse “contar” para descrever situações, fatos. Geralmente o que aconteceu com você, como você reagiu, como se sentiu e os pensamentos que acompanham você. Certamente você espera ouvir da outra pessoa uma avaliação a respeito de tudo o que você contou.

Não é para qualquer um que você conta certos fatos. Certos fatos você só tem confiança para contar para certas pessoas. Depende da consideração, depende do que você espera da pessoa. Então eu lhe pergunto, para quem você conta seus pecados, seus erros? Para quem você espera elogio, aprovação, cumplicidade? Note que quando você conta o que sente, o que não consegue fazer, o que está errado, você espera que ele indique o remédio e tratamento, certo? Essas opiniões são necessárias e importantes para seu equilíbrio mental. Por isso você sabe muito bem para quem contar certas coisas. Sua contabilidade moral e espiritual não é apresentada a qualquer pessoa, é claro. Será que seu modo de se relacionar lhe permite estabelecer um relacionamento suficientemente seguro para sua contabilidade moral e espiritual?

Uma orientação da espiritualidade cristã que precisa ser cultivada com seriedade está descrita assim: Vocês estão sofrendo? Orem. Sentem-se bem? Comecem a cantar. Estão doentes? Chamem os líderes da igreja para orar por vocês e ungi-los em nome do Senhor. A oração confiante irá curá-los. E, se tiverem pecado, serão perdoados — curados por dentro e por fora. Façam disso uma prática comum: confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês possam viver juntos, integrados e curados. A oração da pessoa justificada por Deus é poderosa e vitoriosa. Elias, por exemplo, humano como nós, orou com fé para que não chovesse, e não choveu — nem uma gota durante três anos e meio. Depois, orou para que chovesse, e choveu. As chuvas vieram, e a vegetação começou a crescer de novo. Prezados amigos, se vocês conhecem alguém que se desviou da verdade, não desistam dessa pessoa. Façam tudo para trazê-la de volta e terão resgatado uma vida preciosa da destruição e impedido que ela se afaste de Deus.3

Ouviu? Quando você optar pela prática da espiritualidade cristã precisa firmar relacionamentos profundos o suficiente para viver essa orientação de contabilidade espiritual, moral, física. Então sua saúde terá uma nova
base.

Esta mensagem responde á pergunta: Quais os sentidos de “contar” você precisa considerar?

Tarefa para hoje: Você precisa de relacionamentos seguros para contar seus desafios e orar com alguém a respeito!

Tiago 5:13-20 Leia na sua bíblia na versão mais clássica. Utilizei aqui uma versão parafraseada. Apóstolo, provavelmente irmão de Jesus foi escolhido como moderador da igreja de Jerusalém após Pentecostes fala com autoridade e sem presunção nos 108 versículos com 54 mandamentos.