share on:

06 de Fevereiro de 2020

É, você!!! Defender é lutar contra oponentes. Defender não se limita a falar, a discutir. Quem defende se envolve em ações significativas. Então para você responder devidamente essa pergunta vou lhe apresentar 10 atitudes que implicam na vida de quem defende o ambiente:

  1. Preserve as árvores. Informe-se do modo e do tempo legal para a poda das arvores. Não desmate de qualquer jeito. Não ponha fogo que ameace áreas preservadas.
  2. Cuide bem dos cursos de água sem jogar lixo. Preserve a mata em volta desses locais. As matas protegem o solo da erosão e assoreamento.
  3. Não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regras que indicam a quantidade de pescado permitida. Ah, risque também a caça ilegal.
  4. Nunca, nunca compre animais silvestres sem registro. Com isso você não apoia o tráfico de animais o que afeta a biodiversidade de uma região.
  5. Cuide bem do seu lixo colocando no lugar apropriado. Então separe o lixo reciclável.
  6. Separe, reutilize, reaproveite o que é possível. Roupas podem ser doadas. Há produtos que se transformam em itens de decoração. Quanto mais você diminui a sua produção de lixo, melhor você preserva o meio ambiente.
  7. Reduza o consumo de água. Armazene devidamente a água da chuva. Reutilize a água da máquina de lavar. Diminua o tempo de banho. Varra sua calçada com vassoura e não com jatos de água.
  8. Reduza o consumo de energia elétrica. Desligue aparelhos que não estão em uso. Apague as luzes nos ambientes vazios.
  9. Evite andar de carro. Os carros poluem o meio ambiente. Utilize sempre que possível o transporte público de sua região, utilize caronas, circule de bicicleta ou vá a pé, se a distância é curta.
  10. Compre apenas o necessário. A produção exagerada ocasiona a exploração dos recursos de maneira descontrolada. Assim sendo, só consuma o necessário e adquira apenas produtos realmente importantes.
    Percebeu? Defender inclui essas ações na sua vida e não na vida dos outros. São cuidados cidadãos e não religiosos, de adoração ao ambiente. Trata-se apenas de expressão de cuidado desse “jardim”, já bem prejudicado, porque nossos pais não receberam assim do Criador.2 Vamos assinale quais dessas medidas você já pratica!

Esta mensagem responde à pergunta: Como quais atitudes você defende o meio ambiente?
Tarefa para hoje: Imprima essa listinha e faça dela uma alegre brincadeira de preservação e defesa do meio ambiente com as crianças e adultos à sua volta.

1 https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/10-dicas-importantes-para-preservar-meio-ambiente.htm 2 Gn 2,15 “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.“ Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes