share on:

31 de Janeiro de 2020

Quando foi que você ajudou alguém solidariamente? Essa ação expressa o seu pensamento que alguém, tão humano como você não pode viver sem a dignidade própria de um ser humano. O solidário não tem apenas um sentimento de querer ser útil ou ajudar alguém pobre para se sentir melhor. Trata-se de alguém que lida com um valor com maior profundidade. A solidariedade é a qualidade que move o ser humano a promover, de forma que entende, ações que restaure a dignidade do ser
humano, do próximo em questão.

Ao agir com movida pela solidariedade a ação que envolve a atitude humana e social que alcança o outro com vontade e determinação libertadora[JTC1]. A solidariedade é o valor que pode ser definido como a tomada de consciência das necessidades do outro, quase que desconhecido, com o desejo de contribuir e colaborar para a satisfação de algumas de suas necessidades. Trata-se de um valor que se deve incentivar tanto na família como na escola, assim como em outros âmbitos da vida.

Não venha dizer que o amor faz o bem sem esperar recompensa. Isso não é verdade. Até mesmo o amor descrito na bíblia, como sendo o amor divino, “…tudo espera…6 Deus faz o bem esperando para que o ser humano seja restaurado á comunhão com Ele. No entanto o amor não exige. O amor então somente espera, deseja, e torce, mas não exige como direito o reconhecimento, a mudança.

Nesse tempo de tantas enchentes, perdas materiais, afetivas, os serviços voluntários reúnem pessoas solidárias para atender os flagelados. Não consiste apenas em dar as roupas e materiais que não lhe servem mais. Não! É comprado material novo com dinheiro do próprio bolso e depois ainda dá o tempo e forças para ir até o local e entregar pessoalmente. O solidário participa presencialmente da ajuda, do socorro.

Ao ensinar a respeito do amor ao próximo Jesus ilustrou com o socorro que um samaritano deu a um judeu ferido por assaltantes.7 O socorrista não só socorreu, mas pagou o tratamento. A espiritualidade cristã tem a solidariedade como um valor não apenas fraterno, mas humanitário. Verifique onde estão suas expressões solidárias e depois me conte.

Esta mensagem responde à pergunta: Em que consiste a solidariedade?
Tarefa para hoje: Como você avalia sua capacidade de solidarizar-se com alguém com quem não convive?

6 1 Coríntios 13:7 “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo dC responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo. 7 Lucas 10:25-37 Leia todo o trecho Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.