share on:

16 de Dezembro de 2019

O que você tem de reserva para a vida? Perguntinha difícil, não é? O carro tem pneu reserva. Sua casa tem caixa de água reserva. Nosso pais, como qualquer outro, tem até soldados de reserva. É com esse contingente que calcula os confrontos políticos, militares e econômicos. O ser humano, tem a capacidade de estocar energia no corpo através da alimentação, particularmente pautada em carboidratos, proteínas e gorduras. Pronto, agora sabe que pelo menos no seu organismo você tem reservas. Uns tem mais, outros tem menos. Agora, é claro que financeiramente você precisa ter alguma reserva para qualquer emergência, certo? Desejo que você tenha reserva de saúde, dinheiro. Esperança também é um tipo de reserva, certo? Por isso dizem que a esperança é o último traço da reserva das capacidades humanas.

Seus sonhos, esperanças são como que suas reservas. Com base nelas você planeja mudanças, conquistas, dificuldades e até tragédias. Ter reserva é uma medida prudente nessa vida. No entanto se a reserva não for reposta, logo vai acabar. O perigo que você corre é colocar sua própria segurança, valor e significado para a vida no que tem reservado.

No esforço para ajuntar alguma reserva, seja lá do que for necessário para você, isso gera ansiedade, preocupação, medo. Ai o vício, corrupção, mentira são ferramentas para se ajuntar reservas para toda vida. Jesus apontou esse perigo mencionando o momento glorioso de um homem que conseguiu ter uma reserva tal que podia passar o resto da vida só de divertindo, distraindo, sem precisar trabalhar. No entanto chamou a atenção para o fato daquele homem não ter vida suficiente para usar de tudo aquilo. O problema não ter reserva, mas se tem vida suficiente para viver a segurança que se busca na reserva.

Jesus, o Ungido de Deus Pai chama pessoas não para meramente ter reservas para si. Jesus chama a mim e a você vivendo dEle, para Ele. É assim que você e eu tornamo-nos uma fonte que jorra para uma vida eterna.1 Vida eterna consiste no “conhecer a Deus como único Deus e a Jesus a quem Ele enviou”2 Trata-se de um relacionamento com Deus, não com a religião, com os rituais. A reserva religiosa tem prazo de validade, mas a fonte em Cristo Jesus acompanha você aqui, agora e por toda a eternidade. Isso não é reserva. Você tem?

Resposta a pergunta: Dos vários aspectos da vida você precisa ter mais do que mera reserva?

Tarefa para hoje: Existe um bem que exige mais do que mera reserva. Ao identifica-la invista duto o que tem para mantê-la. Vale a pena!

1 João 4:14 “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. 2 João 17:3 Este evangelho escrito entre 80-90 dC pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.