share on:

02 de Novembro de 2019

Venha cá! Que importância você dá aquele ditado popular que diz: “Diga-me com quem você anda e eu lhe direi quem é você!” Quem não gosta de andar na companhia de pessoas que nos acrescentam? Sim, que acrescentam maior conhecimento, status, poder, fama. Essa questão é importante porque toca exatamente no critério que você adota para escolher com quem vai andar, que permitirá influenciar seus valores, seu modo de pensar e agir a respeito de si, do próximo e do mundo. Delicado, não é? É por isso que os jovens costumam dizer que seus amigos são a “sua cara”, que os “representa”.

Quando um homem comum ouviu alguém lhe dizer: “ande comigo e você será perfeito”3 Precisou decidir. Você já pode ter ouvido isso de alguém e precisou escolher se jogava sua capacidade de decidir, nas mãos de outra pessoa. Essa escolha precisa ser pensada, avaliada, mas não pode ser ignorada. Ou sim, ou não! Naqueles dias ter um clã, uma família numerosa era o símbolo do poder. A pessoa lhe disse: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai para a terra que lhe mostrarei; farei de você uma grande nação, e lhe darei o meu apoio e tornarei você conhecidíssimo. Seja uma benção: abençoarei os que lhe abençoarem, e amaldiçoarei aquele que lhe amaldiçoar; por meio de você serão abençoados todos os povos do planeta.4 Quem fazia aquela proposta era o próprio criador do universo. Ele disse para aquele homem comum chamado Abrão.

Mais de mil anos depois os mais religiosos descendentes de Abraão questionaram a Jesus. Jesus lhes disse que se realmente andassem com Abrão fariam as mesmas obras que Abrão fazia. No entanto eles andavam, na verdade é com o Diabo, por isso não podiam fazer o que Deus ordenava.5

A razão pela qual você vai viver de maneira diferente seu emprego, seu casamento, seu lazer, suas amizades é resultado do seu relacionamento com o Deus e Pai revelado por Cristo Jesus. A perfeição divina consiste no exercício do caminhar, do viver confiando no que Ele diz, no que Ele é e no que Ele faz. Esse Deus, revelado por Cristo Jesus. E agora? Qual é sua decisão?


Esta mensagem responde à pergunta: O que seus amigos revelam de você?

Aplicação para a sua vida: Não limite seu “andar com Deus” a mera prática religiosa, estenda-a a um relacionamento vivo com o próprio Deus Pai, como Jesus tem e media para você.


3 Gênesis 17:1 “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.”
4 Gênesis 12:1- 3 Ora disse Jeová a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai para a terra que te mostrarei; farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome. Sê tu uma bênção: abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar; por meio de ti serão benditas todas as famílias da terra.
5 João 8:39-44 “Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto. Vós fazeis as obras de vosso pai… Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai.”