share on:

10 de Setembro de 2020

Por que alguns suicidas parecem normais grande parte do tempo enquanto outros vão de tentativas em tentativas frustradas até que conseguirem? Quantos adolescentes praticam o suicídio como algum tipo de desafio de coragem?

Há uma busca por saciar um desejo de vida que os suicidas não encontram aqui e agora! Tudo aqui lhes parece apenas uma sombra do que suspeitam haver do outro lado da vida onde somente a morte pode leva-los. Alguns tem fragilidades psíquicas, outros sofreram ou sofrem traumas. Já soube de alguns cheios de mimos sem as frustrações normais da vida. No entanto a impressão enganosa de que a morte física traz libertação dessa frustração existencial está em muitos.

Deus Pai, o Criador conhece esses corações e lhes oferece continuas oportunidades de vida, que lhes permite escolher.21 Essa é a realidade que os parentes e amigos não podem ignorar. Sim cabe a cada um de nós soprar esperança, primeiro com nossa própria vida e depois anunciar essa esperança para quem está a nossa volta, com conversas, seja quem for.

Sim, o Espirito de Cristo pode confirmar na mente de alguém o desejo de viver no entanto não temos o poder de obrigar uma pessoa a viver.22 Há um momento em que ela pode e precisa escolher. Naquele momento a esperança é tão pequena quando a chama de um palito de fósforo. No entanto é assim precisamos continuar anunciando a fé, de Cristo Jesus com a própria vida e não apenas com palavras.

Ao ouvir a amorosa voz de Deus, através de Cristo Jesus, abrace, como um naufrago se agarra a boia que lhe foi lançada. Abrace essa oportunidade de vida apesar da dor. Depois derrame, diante de Deus, toda sua dor e peça-lhe o consolo que Ele lhe dá por Cristo Jesus.23 Somente Cristo Jesus é capaz de consolar, sustentar e guiar qualquer ser humano que se volta para Deus Pai. Seja aquele que vive sob a pressão do suicídio, seja aqueles que perdem um ente querido por causa do suicídio. Volte-se para Cristo Jesus nele há, consolo e direção.

Esta mensagem responde à pergunta: Como você explica suas explosões de raiva em que fala o que depois resulta em arrependimento?

Tarefa para Hoje: Preste atenção ao seu estado de ânimo quando falar para não se arrepender depois.


Notas

¹ 21Isaias 35:8 “E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão” : O profeta Isaías, (teria vivido entre 765 AC e 681 a.C), cujo nome significa “Jeová salva” ou “Jeová é salvação” exerceu o seu ministério no reino de Judá durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias mencionados no Antigo Testamento

² 22 João 16:8-11 “Mas eu afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado”. Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.

³ 23 Mateus 11:28-30 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.