share on:

09 de Outubro de 2020

O correio ainda lhe traz uma carta cobrando uma dívida atrasada? Bem o seu saldo negativo no banco já vem pelo celular e a terceira correspondência é uma multa de trânsito. O que você costuma dizer depois de ler estas três cartas? Nem que posso imaginar!!!

Você lembre que D. Pedro leu três cartas antes de dar aquele famoso grito: Independência ou morte!23 A primeira era do pai, rei de Portugal ordenando-lhe que voltasse para lá e se submetesse á Corte Portuguesa. A segunda era do ministro José Bonifácio, aconselhando-o a romper com Portugal. A terceira carta era da esposa aconselhando-o: “O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece”.

A cada dia você e eu lemos e ouvimos notícias, conselhos e ordens das mais diversas pessoas, nas mais diversas situações. Há necessidade de romper compromissos, libertar-se de certas dependências. Há também necessidade de estabelecer novos compromissos, novas dependências.24

A correspondência, ou e-mails, twitter, instagram chegam a cada momento para você. Sem contar os telefonemas. Nessa inundação de informação você precisa de um critério para captar a verdadeira interpretação dos fatos. A verdade nos dá a condição de romper com dependências mortais e firmar dependências divinas, eternas para encarar a vida.

Hoje você já ouve com frequência a seguinte expressão: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Na verdade muitos dizem que conhecer a verdade revela o quando estão presos, comprometidos com diversos tipos de corrupção. “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.25 Você entendeu todo o contexto dessa revelação? Jesus dirige sua palavra a judeus que criam nele.

Havia e há muitos judeus, até hoje que ainda não creem nÊle. Mas os que criam e permaneciam, agiam segundo Sua palavra, eram seus verdadeiros discípulos. Para esses a verdade tornava-se realidade e trazia a liberdade divina para viver aqui e agora e não apenas a constatação de quão preso o ser humano pode ficar de si e dos outros.

Conhecer a verdade ´e uma parte da realidade. Ser liberto pela verdade é outra parte da realidade! Onde você está?

Esta mensagem responde à pergunta: Qual é o conhecimento da verdade que realmente liberta?

Tarefa para Hoje: Somente você conhecendo a Jesus Cristo, a personificação da verdade divina é que permite ao ser humano não apenas conhecer a verdade mas ter recursos divinos para ser liberto do pecado.


Notas

¹ 23 Grito que marcou a independência do Brasil https://www.youtube.com/watch?v=wfrWLJiY114 Vídeo aula mais completa https://www.youtube.com/watch?v=8zCn0E6idHM

² 24 I Reis 18:21 “Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” Este livro inicia com o reinado de Salomão em Israel. Depois de sua morte, o reino se dividiu em consequência da guerra civil entre o Norte e o Sul, resultando no surgimento de duas nações: Israel no Norte e Judá no Sul.

³ 25 João 8:32 Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.