share on:

25 de Fevereiro de 2020

Quantos idosos você viu participando com alegria dos festejos do carnaval. É admirável ver a alegria, a energia e entusiasmo de quem já está na terceira idade assim com saúde e lucidez. É nessa fase que muitos se dão o direito de relaxar, curtir os filhos e netos, viajar, descansar, parar de trabalhar e viver com alguma tranquilidade após uma vida inteira de obrigações e preocupações. Para curtir da melhor forma possível a melhor idade, devemos ficar atentos desde cedo à saúde física e mental. Prevenção é a palavra-chave de uma velhice tranquila, saudável e feliz.

Nas últimas décadas a expectativa de vida cresceu consideravelmente na maior parte dos países do mundo. No Brasil, por exemplo, ela chegou a 73,5 anos em 2010, segundo dados do IBGE. A população de idosos no mundo aumentou muito nos últimos anos em países como Alemanha e Japão que possuem grande parcela de sua população na faixa etária acima dos 60 anos. O grande número de idosos fez crescer um mercado especializado para esse segmento: academias, escolas de dança, centros esportivos, viagens. Esses são alguns exemplos de setores que desenvolveram serviços para atender especialmente a pessoas dessa idade. Os idosos de hoje são mais ativos e independentes: praticam esportes, participam de torneiros e excursões, sabem utilizar a internet, dirigem e praticam uma série de atividades que eram impensáveis para idosos de outras décadas.

Agora imagine o desafio que um idoso encara quando considera a possibilidade de ter toda sua existência classificada como inútil? Sim, sem valor?1 Daqui um tempo não será nem apenas uma lembrança para qualquer um de seus descendentes. Se Cristo Jesus for uma realidade e não reconhecer sua existência como valida não será nem mencionado ou mencionada diante de Deus Pai, o Criador.2 É como se viajasse pela estrada errada para chegar em um lugar completamente diferente daquele que imaginou. A menos eu o amor de Cristo Jesus se torne real e a eternidade com Deus Pai se materialize. Então a alegria brotará no seu íntimo de modo divino. Seja qual for sua idade eu lhe conto tudo isso na esperança de que você conheça a Cristo Jesus assim.

Esta mensagem responde à pergunta: Já considerou o desafio dos idosos em reconhecer a Cristo na própria vida?

Tarefa para Hoje: Somente a alegria da reconciliação com Deus dá a um idoso a condição de valorizar adequadamente sua vida com Deus aqui, agora e por toda a eternidade.

1 Marcos 8:36 „“Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?“ Os fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 dC. 2 Mateus 7:22,23 “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartaivos de mim, vós que praticais a iniqüidade“.