share on:

27 de Julho de 2019

Você sabe qual é a diferença entre o seu cantor predileto e um cantor lírico?O cantor de sua preferência não precisa de uma voz potente pois o microfone faz muita diferença. Agora um cantor lírico precisa de uma voz capaz de alcançar toda uma plateia mesmo acompanhado de uma orquestra sem microfone.

A voz do seu cantor ou cantora é mais flexível e valoriza o estilo pessoal. O cantor lírico segue padrões. Se você entende a letra do que seu cantor preferido apresenta, tenha certeza que não terá facilidade de entender a letra do que um cantor lírico canta. Ele tem a liberdade de distorcer uma expressão para melhor emissão musical. Sua cantora não precisa ter uma grande extensão de voz, mas os cantores líricos devem explorar as regiões extremas da própria voz.

O cantor lírico tem músicas escritas para cada tipo de voz e precisam ser fieis ao compositor. Já o seu cantor popular pode cantar em tonalidades e estilo diferente da que a música foi composta.

Você nota como na esfera musical existem estilos diferentes de música? Quando você compreende as diferenças pode apreciar o talento do cantor.

Como é fácil você criticar o que não lhe agrada o que não entende. Isso contribui para que você ouça apenas o que gosta. Assim você perde a oportunidade de apreciar outros gêneros de músicas e cantores. Diante dessa realidade você pode então compreender que Jesus não veio apenas para operar milagres, ajudar pessoas e tornar a vida nesse planeta mais fácil. A “música” que Jesus cantou foi escrita para Ele. Tratava-se de uma canção que exigia toda sua capacidade humana e de viver a vontade de Deus como Deus planejou. Jesus não trouxe uma mensagem que era uma mistura de muitos outros gurus, religiões. Ele estava afinado com o Criador e Deus Pai.6 Por isso quem ouve a sua voz, de Cristo Jesus seu “canto” de amor, santidade e justiça divina, experimenta da reconciliação com Deus Pai. O canto popular de Jesus é para todos, mas seu “canto lírico” para os que o recebem. Verifique qual desses cantos você ouve.


Esta mensagem responde á pergunta: O que se pode aprender ao conhecer as diferenças entre o cantor lírico e o popular?

Aplicação para a sua vida: A música de Cristo Jesus é única para os ouvidos da alma humana escravizada pelo pecado contra si e contra Deus. Procure identifica-la e então entenderá esse hino de salvação.


4 https://musicaeadoracao.com.br/25791/pergunta-35-quais-as-diferencas-entre-o-canto-lirico-e-o-popular/
João 18:37 “Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.” Este evangelho escrito entre 80-90 dC pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.
João 10:30 “Eu e o Pai somos um.” Ibidem