share on:

08 de Agosto de 2020

Aqueles homens saíram da cidade de São Paulo e de São Vicente acompanhados dos filhos maiores de 14 anos. Eles embrenhavam-se no interior do Brasil. No começo daqueles tempos do Brasil de 1600, saiam para aprisionar índios e vendê-los como escravos. Depois aquelas expedições passaram a procurar ouro e pedras preciosas.

Quando as expedições eram organizadas pelo governo real eram chamadas de “Entradas”. Agora, quando eram organizadas pelos senhores de engenho e donos de minas e comerciantes, tinham o nome de “Bandeiras”. Foram eles que fundaram centenas de cidades e alargaram as fronteiras brasileiras.

Bandeirantes eram conhecidos porque foram além dos limites estabelecidos e contribuíram para dar ao Brasil uma nova forma territorial. Homens que se empenharam no que buscavam e iam avante.

Os discípulos de Jesus são chamados para alargar as fronteiras das justiça, da santidade e do amor divino no coração e história humanos. Para isso precisam aprisionar a superstição, a vergonha, medo, culpa e a rebelião contra Cristo Jesus. Somente assim o ser humano vive a liberdade que vem de Deus Pai pela fé de Cristo Jesus.

Esta influência divina não age através do mero poder humano, político, comercial, religioso ou militar, mas com poder que vem do Espirito de Cristo Jesus.”26. Jesus ordenou uma divulgação de maneira pessoal, com exemplo na própria vida.27

Se os bandeirantes alargaram as fronteiras brasileiras e fundaram cidades, o discípulo de Jesus contribui para alargar a ação divina no coração humano e fazer nascer comunidades espirituais. O discípulo de Jesus é chamado a cooperar com Deus Pai e não apenas reunir adeptos á sua forma de liturgia religiosa. Comunidades de gente como a gente, que experimenta da comunhão com Deus Pai e alegria do perdão e santidade divinos. O discípulo de Jesus é chamado a ensinar as pessoas a guardarem o que Jesus mesmo ensinou e não apenas divulgar sua cultura cristianizada. Você precisa compreender a profundidade de sua influência no discipulado de Cristo Jesus. Este é o desejo do Senhor Deus para cada cristão. E você quer atende-lO?

Esta mensagem responde à pergunta: Qual semelhança entre os Bandeirantes e o discípulo de Jesus?

Tarefa para Hoje: Lembre-se, alargar o amor de Deus no coração das pessoas e não a religiosidade na mente humana.


Notas

¹ 26 Atos 1:8 Jesus disse: “Receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” Atos é uma sequência da vida de Cristo nos Evangelhos, registrando a disseminação da cristandade de Jerusalém a Roma escrito por Lucas cerca de 62 d.C.

² 27 Mateus 28:19 “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.