Compartilhe em:

14 de Março de 2019

Agora, você e eu temos motivo de sobra para encarar as barragens com maior seriedade. Ainda que sua casa e a minha não estejam em alguma área de risco, nem amigos ou conhecidos, em algum canto do nosso Brasil, há outros seres humanos.

As barragens foram, desde o início da civilização, fundamentais ao desenvolvimento da espécie humana. A sua construção visava sobretudo combater a escassez de água no período seco de forma mais ou menos empírica. Com a revolução industrial, houve a necessidade de se construir um crescente número de barragens, o que permitiu o progressivo aperfeiçoamento das técnicas de projeto e construção.

Para agravar temos as barragens construídas em função de exploração mineral. Elas trazem outras implicações com as sobras. A essa altura da vida é quase impossível remover barragens que levaram anos sendo construídas pondo em perigo tantas pessoas. A economia e desenvolvimento industrial exigem que o lucro seja colocado acima do valor do ser humano.

Agora note: Quando o Criador não poupou o próprio filho para reconciliar consigo mesmo o ser humano em rebelião contra ele, são os próprios seres humanos que tratam o semelhante como uma mera máquina de carne e ossos. Há governantes e criminosos que não param por um minuto sequer para considerar o valor da vida humana que está em suas mãos. O poder do dinheiro é colocado acima de toda vida. Por isso essa condição humana na bíblia está registrado: ” Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si, lama e lodo“26. Agora temos uma compreensão maior do que a lama pode causar além de apenas sujar.

No entanto há uma esperança em corações humanos que diante dessa situação vivem, dizem e pensam “todavia eu, Senhor, no tempo oportuno elevo a ti minha petição; responde-me, por teu grande amor, ó Deus, com tua graça infalível! resgata-me do lamaçal, para que eu nele não pereça;27. A condição do coração humano é mortal como a lama. Que esperança saber que a morte não tem o poder eterno de roubar e reduzir a dignidade humana a mera lama. Essa é a certeza do cristão para essa vida. Você já a tem?


Aplicação

Esta mensagem responde á pergunta: O que a lama revelou dos valores humanos e divinos?
Aplicação para a sua vida:A realidade da realidade humana não suplanta a graça divina revelada na ressurreição.


Isaías 57:20 O profeta Isaías, (teria vivido entre 765 AC e 681 a.C), cujo nome significa “Jeová salva” ou “Jeová é salvação” exerceu o seu ministério no reino de Judá durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias mencionados no Antigo Testamento. Salmos 69:14 O livro de Salmos é composto de cento e cinqüenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C.