share on:

19 de Agosto de 2019

Você gosta de histórias? Eu gosto de histórias com pessoas, fábulas com animais. Que histórias maravilhosas você vê encenadas no teatro, na televisão, no rádio, nas ruas e no circo. Pessoas encarnam personagens e lhes contam histórias vivas. As histórias nos emocionam, nos fazem rir e até ficamos indignados!

Dar vida à histórias e personagens é um talento humano, mas o que Deus dá ao cristão não é um papel ou um personagem, mas a própria vida e poder Dele para viver cada dia, cada situação, cada alegria e cada tragédia.

É importante perceber que facilmente o ser humano pode fazer da igreja um teatro. Aí surge a confusão. Jesus advertiu e os discípulos confirmavam o erro de se viver a vida com Deus como se fosse uma peça de teatro. A hipocrisia é um disfarce que Jesus arrancou de muitos religiosos. Ele disse: “E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa”8.

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não tem. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento no sentido artístico. Essa palavra passou mais tarde a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos. Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação enquanto realiza ou realizava a mesma ação. Os artistas encarnam história, personagens com sentimentos , mas é apenas um papel. Alguns fazem muito bem.

Os artistas de teatro ensinam lições morais. Agora o discípulo que segue a Jesus torna-se servo de Deus. Não é suficiente fazer milagres, exorcismos sem intimidade com Jesus. Isso é fazer teatro, isso não é fé! A admiração dos artistas de teatro pode ser interessante, mas o servo de Jesus não é um artista, mas um discípulo de Jesus sem negar o que é. Confia em Jesus para conhecer e viver com Deus. Conheça melhor o evangelho. Não permita que sua vida cristã seja uma encenação de teatro.


Aplicação para sua vida: Procure identificar corretamente sua própria postura cristã para não viver sua fé como se estivesse em um teatro.

Esta mensagem responde a pergunta: Qual comparação é possível estabelecer entre o artista de teatro e o cristão?


8 Mateus 6:5 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.