share on:

24 de Julho de 2019

Antes tarde do que nunca! Você já disse isso? O que você quis dizer? É melhor tomar uma atitude correta antes que passe a oportunidade, certo? Há uma realidade muito solene que você precisa saber e temer: Deus é livre para dar e livre para tomar. Foi isso que Jó disse depois de ter perdido todos os seus bens e os dez filho: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu, o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor” 1 Você pode considerar Jó muito resignado, mas na realidade ele estava ciente de quem era e de quem Deus é.

Deus não recebe instruções de quem quer que seja. É soberano para fazer o que bem entende. Quando considerar oportuno. Esta liberdade divina de ação não entra em choque com os demais atributos de sabedoria, amor e misericórdia. Em certas circunstâncias e para determinados fins, Deus pode tirar até o que é essencial: Ele tira a alegria, a inspiração, o entusiasmo, a proteção, a força, a resistência, as oportunidades, o tempo, a saúde e até a própria vida. Você fica vazio de repente. E não adianta espernear, ficar bravo ou dar de ombros. Não foi de repente que Sansão perdeu toda a força? Então tenha isso claro na sua mente. Deus não deve nada a quem quer que seja. Ele é Deus, o Todo poderoso.

Mas Deus não é apenas um Deus que tira: Ele também é “o Deus que se retira”. Não há experiência mais amarga do que esta. É como o primeiro rei de Israel, Saul explicou à médium de Em-Dor a razão porque a consultava: “Deus se desviou de mim”2 O falido rei de Israel procurou a pitonisa porque ele consultou o Senhor, “porém, Este não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas”3. Não há derrocada maior do que perder Deus para sempre. Umas das revistas brasileiras chama-se “Ultimato” exatamente por causa deste perigo iminente. Daí o ultimato de Isaías: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto”.

Vamos, não lute com Deus. Desarme-se, ceda, respeite e submeta-se a Ele. Você precisa Dele. Não há outra via de sobrevivência. Não se preocupe com as próximas medidas: o esclarecimento virá gradativamente, mas começa com a sua rendição! Vamos Levante-se agora, antes tarde do que nunca!


Esta mensagem responde á pergunta: Será que Deu só dá?

Aplicação para a sua vida: Para agir com justiça diante de Deus Pai você precisa considerar esses dois aspectos do caráter divino.


Jó 1.21 .Neste livro há a história de um homem chamado Jó e a resposta á pergunta: “ Qual o significado da fé? A principal estimativa é de que foi escrito nos tempos patriarcais, isto é século16 a.C.
1 Samuel 28.15. Samuel (930 a.C.)foi o líder (último juiz) de Israel gprofetizou ao povo na transição para a monarquia iniciada com Saul e sucedido por Davi. Livro leva seu nome mas contou com profetas Natã e Gade veja 1 Cronicas 29:29.
1 Samuel 28.6 Ibidem
Isaías. 55.6 O profeta Isaías, (teria vivido entre 765 AC e 681 a.C), cujo nome significa “Jeová salva” ou “Jeová é salvação” exerceu o seu ministério no reino de Judá durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias mencionados no Antigo Testamento