share on:

20 de Dezembro de 2019

Certa vez, perguntei à uma amiga como estava o namoro da filha. Ela então me disse: “Ah! Ela ama o amor e não o rapaz!” Eu pensei que ela se enganara ou estava brincando. Mas aí ela então me explicou: “Minha filha gosta de estar com alguém e não necessariamente da pessoa com quem ela está.”

Você conhece alguém que gosta de estar acompanhado e não, necessariamente, da pessoa que a acompanha? É assim que uma pessoa transforma outra em um mero instrumento dos próprios interesses. Então não trata a outra como pessoa, não se envolve com ela, não a ama, não a respeitas. Apenas a utiliza como objeto. Isso é trágico. Talvez você seja uma daquelas pessoas que não é correspondida. Ama alguém, demonstra seu amor, mas a outra pessoa não corresponde. A medida que compreendo como Deus ama, percebo que é exatamente deste modo que desejo amar9. Isso é ir além da paixão. Amar, como Deus ama, é lidar com a realidade do que sou e do que o outro é e não fantasiar o que gostaríamos de ser.

Nesses dias de festas, encontros, comemorações você precisa certificar-se se ama uma pessoa ou ama apenas a companhia de alguém ou uma ideia. Se ama um ser, com qualidades e limitações, ou ama apenas uma atmosfera romântica para acompanhar a atmosfera. Não se deixe enganar por essa migalha de valor que alguém lhe dá. Não trate alguém dessa maneira. Primeiro porque ela é uma pessoa, um ser criado a imagem e semelhança divina. Segundo: Se é injusto diante de Deus que alguém trate você assim, então você agir de modo injusto com outro ser humano é um erro consciente. O amor a uma pessoa compromete você a expressar seu afeto segundo o seu caráter.10 Seu modo de amar expressa com realidade seus valores morais e espirituais. Amar assim é amar como Deus ama segundo seus valores e não segundo as exigências do outro11.

Você percebe como a fé de Cristo revela valores dignos do ser humano? Você precisa amar de uma maneira diferente do que tem feito até agora? Aprenda com Deus, caminhe com Cristo Jesus até mesmo no amor.

Resposta à pergunta: Observando o modo como você trata as pessoas, seu amor é real?

Tarefa para hoje: Comece avaliando seu modo de amar e decida conhecer o modo como Deus ama você através de Cristo Jesus..

9 I Coríntios 13:4-7 “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. (leia todo o trecho). 10 João 3:16-17 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.” Apóstolo João, registra o que de Deus lhe ficou claro a respeito de Jesus. 11 Romanos 5:8 “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” Apóstolo Paulo, demonstra aos cristãos em Roma a grande prova do amor de Deus pelo pecador.