Abraço

share on:

07/12/2018 – FIQUE POR DENTRO

O abraço é um dos principais gestos de afeto. Ele permite ao mesmo tempo uma sensação gostosa de conforto e de proteção. O abraço é muito importante para o bem-estar porque ativa diretamente as regiões temporais e frontais do cérebro, que são as partes ligadas ao prazer. Durante o abraço, o cérebro libera dopamina e serotonina, que são os hormônios que provocam essa sensação.

Além de estreitar as relações entre as pessoas e promover a empatia entre elas, o abraço também pode ser grande aliado no combate ao estresse. Estudos apontam que ele diminui os níveis de alguns hormônios ligados ao problema, pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea e, consequentemente, o risco de doenças cardíacas.

Outras pesquisas mostram ainda que o abraço gera o aumento de uma substância chamada oxitocina, que faz com que a pessoa queira ser cada vez mais abraçada por sentir os benefícios que o gesto traz. Sendo assim, quanto mais a pessoa é abraçada, menos estressada ela fica e mais abraços vai querer, criando um círculo virtuoso e encorajando este hábito saudável.
Do mesmo modo que o abraço age nos níveis hormonais, ele também tem efeitos positivos nos sentimentos de cada um. Ao receber um abraço, a pessoa se sente acolhida e mesmo nos casos de depressão, em que ela não vê mais saída, é possível que esse quadro se reverta e a pessoa se sinta mais forte para lutar por sua vida.

É aconselhável que os membros de uma família se abracem pelo menos uma vez por dia. Isso os deixa mais próximos e mais unidos. Na correria do dia a dia, muitas vezes a família perde várias oportunidades de carinho, né? É importante que as crianças sintam o conforto do abraço de seus pais.

Os casais também se beneficiam do abraço. Alguns psicólogos consideram, inclusive, que o abraço é até mais importante que o beijo. Quando duas pessoas se abraçam, o sentimento reforçado é o de que não há diferenças ou barreiras que as separe, e isso é imprescindível para os relacionamentos.

Além de todos esses fatores positivos relacionados ao abraço, ele pode servir para alegrar o dia de alguém. Abrace quem não espera por este gesto, como uma colega de trabalho, desde que tenha abertura suficiente para isso. Você perceberá que a pessoa vai sorrir e o clima ficará mais saudável e leve.
No entanto, é sempre importante ressaltar que nem todas as pessoas se sentem confortáveis diante de um gesto mais íntimo. Existem ocasiões em que um abraço, um toque no ombro ou no braço não é bem-vindo, especialmente se você não é tão próximo da pessoa ou acabou de conhecê-la. Uma pesquisa finlandesa publicada no ano passado mostrou que o toque pode produzir efeito positivo ou negativo dependendo do contexto em que ocorre.

Fontes: veja.abril.com.br e dicasdemulher.com.br

 

Entrevista com a cantora Daniele Scalisa. Confira:

 

Dinos Experience: nova temporada da primeira megaprodução interativa de dinossauros da América Latina será de 12 de janeiro a 17 de fevereiro

Visto por mais de 140 mil pessoas desde sua estreia, a Dinos Experience – maior aventura jurássica de todos os tempos – acaba de confirmar uma nova temporada em São Paulo, no Mooca Plaza Shopping, que vai de 12 de janeiro até 17 de fevereiro. A megaprodução traz para o público mais de 25 dinossauros, entre eles 15 espécies diferentes, que ajudam a mostrar como viviam, se alimentavam e se defendiam dos temíveis predadores. É um projeto de entretenimento educativo para toda a família!

Os ingressos para a nova temporada de Dinos Experience, em São Paulo, já estão à venda pela internet, por meio do link site.ingressorapido.com.br/dinos, com entradas a partir de 20 reais (meia-entrada), e na bilheteria oficial do evento, localizada no segundo andar do Mooca Plaza Shopping. Na atração, ainda tem o megashow, que é apresentado em uma arena para setecentas e sessenta pessoas, com dinossauros em tamanho real, incluindo um Pterossauro com cinco metros de asas e um Anquilossauro de oito metros de comprimento.
O público ainda poderá viajar pelos três períodos da Era Mesozoica, na qual viveram os dinossauros e ainda presenciar uma batalha épica entre espécies, sendo que uma delas é a Tiranossauro Rex de dez metros de comprimento e seis metros de altura. O projeto conta também com a Área de Escavação, na qual as crianças poderão interagir e entender melhor o trabalho de paleontólogos na busca por fósseis. No mesmo local, os visitantes terão uma experiência em uma floresta, com as mais variadas espécies, réplicas de esqueletos, ovos de dinossauros, entre outras atrações.

Mais informações no site: dinosexperience.com.br

Fonte: dinosexperience.com.br

 

Amigos, um bem precioso!

“ Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” (Pv 17.17)

Na tenra idade conheci o Senhor Jesus, e no momento oportuno eu o aceitei como meu Salvador, depois de receber seu precioso toque. Com 14 anos me consagrei ao ministério e ao serviço de Cristo.

Já vi muitas coisas nas igrejas, coisas boas e coisas que são até difíceis de comentar, pois não edificam. A palavra de Deus sempre foi meu alimento, minha direção, minha sustentação. Até hoje continuo aprendendo com as Sagradas Letras, graças a Deus! A Escritura Sagrada é proverbial e é reconhecida em todos os países como a que dá grande importância à amizade.

É interessante que, ao longo desta caminhada no evangelho, conheci muitas pessoas, algumas que eu julgava amigos de verdade e para a vida toda, outras que o tempo passou e eu esqueci totalmente. É precioso notar este renovar de pessoas em nossas vidas. Todas elas têm propósitos e algumas se tornam amigas de verdade. Veja estas citações:

“Amigos constituem companheiros na busca do mesmo Deus, da mesma beleza, da mesma verdade”. “Amigo é uma pessoa diante de quem posso pensar em voz alta”. “Um irmão pode não ser um amigo; mas um sincero amigo sempre será um irmão”. (K. Gunter)

“A amizade é o prato principal no banquete da vida”. (C. S. Lewis)

A Bíblia relata a amizade de Abrão ao seu sobrinho Ló. A amizade de Davi e Jônatas. A amizade de Sadraque, Mesaque e Abede-nego. A amizade de Rute e Noemi. A amizade de Paulo e Barnabé.

São amizades que passaram pelos testes das experiências, da lealdade e até de momentos de turbulências. É importante investirmos em amigos que nos façam crescer. Investir em amigos que tenham coração e maturidade para perdoar e humildade para receber o perdão. Investirmos em amigos dispostos a nos ajudar nas horas difíceis. Alguns destes investimentos eu fiz e não me arrependo, valeu a pena.

Jesus investiu em seus discípulos e o resultado foi muito bom e aprovado. Jesus faz isso até hoje, quando decidimos segui-lo de todo o nosso coração. Sabemos de antemão que haverá aprendizado e crescimento.

A receita para investirmos em um amigo, conforme Jesus, é: confiança, reciprocidade, partilha de experiência, prontidão em servir, intimidade emocional e crescimento. Sou feliz pelos amigos que tenho. Todos são preciosidades. Obrigado, Senhor!

Por: Pr. Paulo Cirelli