share on:

13 de Julho de 2019

Você já se encontrou? Já ouviu alguém comentando que ainda não se encontrou, que está perdido? Essas são expressões que indicam que uma pessoa ainda não se sente integrada, com sua aparência, suas habilidades, suas limitações e seu espaço nos relacionamentos com os outros seres vivos.
Mesmo na família, sua base e referência de identidade parece não lhe dar completude. Ainda se sente um “estranho, ou estranha no ninho”.

Quando você consulta a psicologia será verificado se seu modo de pensar, de agir precisam de correção, de ajustes conceituais. No entanto a psicologia pode perceber que nos seus processos de encarar a realidade há uma incapacidade na maneira de pensar que precisa de apoio de medicamento. Somente o psiquiatra pode receitar remédios que permitem a mente funcionar melhor. Não se trata de você ser louco ou louca, mas de seu cérebro, seu organismo não produzir uma substancia necessária para ajustar seus processos mentais. Assim como alguém pode precisar de insulina para o organismo trabalhar a devida absorção do açúcar você pode precisar da reposição de alguma substancia para seu cérebro.

A teologia estuda o relacionamento do ser humano com a divindade ou divindades que atuam na esfera espiritual. Essa dimensão que está além dos cinco sentidos e permite ao ser humano estabelecer valores e referências éticas. É então a religião a base das crenças sejam elas místicas ou materialistas o que se chama de cosmovisão.

Se, por exemplo, você tem angustia precisa verificar se seu modo de pensar o passado, o presente e o futuro estão funcionando adequadamente? A psicologia responde. Agora se lhe faltam alguma substância nas funções cerebrais, que lhe impedem de encarar suas contrariedades adequadamente a psiquiatria precisa ser consultada. Por fim, é preciso verificar se suas crenças, suas bases e práticas religiosas estão integradas a sua realidade? A complexidade da mente humana exige que essas três instancias da psique humana se integrem para que a pessoa se encontre.

A teologia ou o ateísmo é a fonte das referências humanas de valores éticos, existenciais, de significado do ser humano, da vida, de pertencimento, de afeto social. Você precisa utilizar a base cristã, as referências psicológicas e psiquiátricas quando avaliar suas alegrias e tristezas. Ouça novamente essa mensagem e tire suas conclusões. Fale conosco se desejar.


Esta mensagem responde á pergunta: De que trata a psicologia, a psiquiatria e a teologia?

Aplicação para a sua vida: Baseando-se na teologia cristã aprenda a utilizar a psicologia e psiquiatria de modo a glorificar a Deus Pai com sanidade real.


Depressão de Saul 1 Samuel 16:23 E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.
Depressão do profeta Elias 1 Reis 19:9,10E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vid a para ma tirarem.
Gadareno E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.