share on:

31 de Outubro de 2020

O que é o evangelho? Responda-me: o que você considera, ou chama de evangelho? Uma doutrina? Uma ideologia religiosa, política? Uma atividade própria de igreja? Se alguém lhe perguntar: o que é o evangelho, o que você responde?

Primeiramente você precisa usar como referência a narrativa bíblica do novo testamento na bíblia sagrada. Sua opinião, minha tradição, o que todo mundo diz está sujeito a muitos enganos. .Agora o que está registrado na Sagradas Escrituras é o ponto de partida.

Um perseguidor religioso viajava com ordens e autoridade para prender, julgar, condenar cada cristão que encontrasse pelo caminho. Então encontrou Cristo Jesus. Isso resultou na sua conversão a Deus pela fé de Cristo Jesus. Então, anos depois escreveu aos cristãos na cidade de Roma que o evangelho é o poder de Deus para todo aquele que crê 28.”-Como assim!”, você me pergunta. O Evangelho é o poder de Deus? Sim, é isso. O evangelho é a boa notícia que traz consigo o principio ativo do poder amoroso de Deus Pai. Por isso é anunciado assim: Arrependei-vos e crede no evangelho! 29

O evangelho, essa boa notícia está personificada na pessoa de Cristo Jesus. 30 Deus cumpriu promessas milenares nessa pessoa bendita . Ele identifica-se com o ser humano de tal modo que representa a raça humana pecadora diante do Criador. Ao morrer, morte de cruz, todo pecado da raça humana contra Deus é perdoado. E ao ressuscitar recebe o poder de justificar, representar, advogar diante de Deus por cada pecador arrependido.

O Evangelho é uma notícia. Essa notícia é uma pessoa, o que ela é, o que ela fez, faz e fará na existência humana diante de Deus Pai. Se você tem outra ideia de “evangelho”, de salvação, de perdão, justiça em que Jesus não é a pessoa fundamental, central, então isso não é evangelho. Não há salvação divina para a raça humana fira de Cristo Jesus.

Esse modo humano, simples, frágil de anunciar o evangelho, sem espada, sem shows pirotécnicos de emoções, sem coações milagrosas é próprio de um Deus que respeita a fragilidade e dignidade humana. Nele há o exercício de seu poder de escolha. Por isso o evangelho começa com esse anuncio: Arrependei-vos e crede no evangelho!

Você tem prontidão para viver com Cristo Jesus, o Evangelho de Deus?


Esta mensagem responde à pergunta: Em que consiste o evangelho de Cristo Jesus?

Tarefa para Hoje: o evangelho é viver a fé de Cristo Jesus. Não confunda o evangelho com algo mais!


Notas

¹ 28 Romanos 1:16-17 “Porquanto não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê; primeiro do judeu, assim como do grego; visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58d.C..descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.

² 29 Mc. 1:14-15 “veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho”.

³ 30 João 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.