share on:

18 de Março de 2020

Você já percebeu a importância e necessidade de se despedir das pessoas queridas, antes de deixar o contato com elas? A despedida pela manha, quando sai para algum compromisso rotineiro ou algum outro.

A despedida é importante porque define as novas condições da comunicação, pois não haverá convívio. A despedida de quem viaja ou morre é importante para a saúde mental dos que ficam. A morte deixa lacunas relacionais na vida dos que ficaram. Esse desaparecimento deixa lacuna e ferimento afetivo. Embora você saiba que um dia algum ente querido vai morrer, você não presta atenção ao privilégio desse momento presente. Esse tempo de convivência é um presente maravilhoso e não permite que rancores, ressentimentos comprometam seu afeto, seu relacionamento.

Depois das despedidas você está livre como que livre para decidir permanecer fiel á lembrança e promessas ou esquecer sem dor ou remorso. Você pode esperar a volta de quem viajou, mas não de quem morreu! A morte dá bilhete apenas de ida e não de volta.

Ao despedir-se dos seus discípulos depois de 40 dias de convivência ressurreta a subida de Jesus ao céus foi visível, não tratou-se de um mero desaparecimento. Cada um dos discípulos presente viram-no subindo. Esta despedida gloriosa deu reforço á tarefa que Jesus havia dado a todos: “Ide, fazei discípulos entre todos os povos ensinando-os a guardar tudo o que vos ensinei”.6 Então, sem a presença física de Jesus chegou a hora da verdade. Esqueceriam dEle? Não, “…voltaram para Jerusalém com grande alegria. E permaneciam constantemente no templo, louvando a Deus até que do alto recebessem o poder para a tarefa7.

A ascensão de Jesus marca uma despedida com esperança e promessa de volta. Agora vivemos, trabalhamos aguardando sua vinda a qualquer momento em alegre expectativa. Você já tem esta certeza? Ela fará bem ao seu coração, á sua fé e ao seu trabalho no Senhor, não a despreze. Despeça-se bem dos entes queridos a cada partida para perto ou para longe.

Esta mensagem responde à pergunta: Qual é a importância da despedida?

Tarefa para Hoje: Quando sua certeza de que Jesus retornará torna-se real, então sua vida com Deus pela fé torna-se mais profunda.

6 Mateus 28:19-20 : Mateus foi o primeiro Evangelho a ser escrito por volta de 60-65 d.C. com o objetivo de mostrar que Ele é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus. 7 Lucas 24:52-53 Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.