share on:

08 de Julho de 2020

Escute, você já experimentou um sorvete de palito chamado “Magnum”? Tomou banho com o sabonete “Lux”? Veja se encontra o chocolate chamado “Band”. Recebeu ou deu de presente algum cosmético da marca “Natura”? Cada um desses nomes vem do idioma latim. Esse idioma é considerado uma língua morta porque não é falado em qualquer país. Na Idade Média, a grande maioria das regiões usava o latim. O idioma latim está na origem de idiomas como o francês, o espanhol, o italiano e o português. Quando você ouve alguém dizer: “A priori” sabe que isso quer dizer “a princípio”. Quando você argumenta dizendo: “Aliás” quer dizer “de outro modo”. E se usa a expressão “et cetera” (etc.) mostra que a lista tem ainda outros itens. Essas são algumas expressões latinas que estão na língua portuguesa.20

Agora, preste atenção! “Dubito, ergo cogito, ergo sum” significa “eu duvido, consequentemente eu penso, consequentemente, eu sou”. O filósofo e matemático Descartes afirmou que o ato de duvidar da própria existência serve, no mínimo, como prova da existência da nossa capacidade humana, pensante; Assim sendo quem pensa existe.

‘A atitude de duvidar, ou de questionar a realidade com a qual você se depara é uma atitude de maturidade. Esse questionamento do que sempre você faz de uma certa maneira, leva a pesquisar outros caminhos para obter resultados mais atualizados, mais próprios ao dia de hoje, certo?

Se você mudar a linha de chegada da São Silvestre em São Paulo da Avenida Paulista para o autódromo de Interlagos, não adianta ficar questionando o percurso que termina na avenida Paulista, certo? A chegada agora é em outro local.

Não entre em discussão com alguém que tem outra linha de chegada. Respeite a decisão, as convicções dela. Não compare as características da sua direção com as características da direção dela. A mala de cada um de vocês tem roupas e apetrechos próprios para onde cada um está indo.

Quando você tem que conviver com alguém com quem tem diferença tão grande, não duvide dos valores dela. Por quê? Por que não serve para você como os seus não servem para ela. Uma coisa é corrigir a rota quando o objetivo é o mesmo. Agora a situação é completamente diferente quando o objetivo, o alvo é diferente, como aconteceu com Eva, Adão e a serpente no Jardim do Éden.21 Lembra? Nada mais resta do que respeitar e manter distância, sem ameaças ou pressões. Conserve sua convicção diante de Deus.22

Esta mensagem responde à pergunta: Você já notou quantas expressões latinas estão na sua mente?

Tarefa para Hoje: Duvidar, pensar é a capacidade de quem existe. Atenção nas conversas que visam afastar você da confiança em Deus pela fé de Cristo Jesus.”


Notas

¹ 20 https://www.portugues.com.br/gramatica/latim-uma-lingua-viva.html.

² 21 Gênesis 3:1-6 Leia a narrativa bíblica em Gênesis. A conversa da serpente com Eva. O objetivo de uma era semear a desconfiança no caráter divino e a outra era continuar confiando na orientação divina recebida.

³ 22 Romanos 14: “Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.