share on:

13 de Junho de 2020

Quem é o turista? Você já fez turismo? Sim, visitar um lugar, passear! Turista é aquela pessoa que usa da liberdade de ir e vir, e conhece lugares por algumas horas ou dias. O turista é atraído pelas mais variadas formas e expressões da cultura, das belezas naturais, e expressão dos costumes locais.

Sem dúvida o turista precisa respeitar os costumes e cuidados locais. Preserva, cuida para que sua visita não traga prejuízos, perdas das características locais.

Percebe como a liberdade de ir e vir exige responsabilidade? Há locais que tem o acesso proibido á massa de turistas. São várias as razões. No entanto uma delas é o estrago que um fluxo exagerado de pessoas pode produzir naquele local. E quando falo do turista, isso se aplica a atitude para onde você e eu decidirmos passear ou visitar.

A liberdade precisa ser utilizada para o que se deve fazer e não meramente para o que se quer fazer. A sua liberdade exige a responsabilidade pelas atitudes que você toma. Então a liberdade implica na obediência voluntária aos cuidados pelo local visitado.

Quando a Liberdade é usada para roubar, destruir, matar, ela precisa ser contida ou retirada. Liberdade para o mal precisa ser contida. Note como agora é necessário definir o que é o bem e o que é o mal. O que é justo e o que é injusto. Existem lugares em que a liberdade de um cidadão é bem restrita. Em outros ela é mais ampla. Cada lugar, cada pais tem suas regras que ordenam a liberdade.

Note como o Espirito de Deus configura a liberdade do discípulo de Jesus: “Não há dúvida que Deus chamou vocês para uma vida de liberdade. Mas não usem essa liberdade como desculpa para fazer o que bem entendem, pois, assim, acabarão destruindo-a. Em vez disso, usem a liberdade para servir o próximo com amor.”8 Note como a liberdade implica em responsabilidade pessoal motivado pelo amor e não pelo temor. 9 Avalie se utiliza a liberdade que tem de modo divino.

Esta mensagem responde à pergunta: Você consegue reavaliar seu conceito de liberdade para o turismo em relação á vida com Deus pela fé de Cristo Jesus?

Tarefa para Hoje: liberdade é dada papara você fazer o que é justo, o que é amoroso e para o que é santo. Esse é o espirito da liberdade divina para o ser humano.

8 Romanos 6:18 Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que crêem em Cristo. 9 Gálatas 5:13-15 “Agora, se estamos livres da velha tirania, podemos viver como quisermos? Uma vez que estamos livres na liberdade de Deus, podemos fazer o que nos vier à cabeça? De jeito nenhum. Vocês sabem, por experiência própria, que certos atos baseados numa suposta liberdade acabam destruindo a liberdade. Ofereçam-se ao pecado, por exemplo, e será o último ato livre de vocês. Mas ofereçam-se aos caminhos de Deus e jamais perderão a verdadeira liberdade.”