share on:

28 de Julho de 2020

Você já ouviu falar da “lei da semeadura”? Como você acredita que essa lei funciona? A lei da semeadura é uma regra geral mas nem sempre funciona exatamente como se espera. Se você já parou para pensar nessa vida, percebeu que fazer o bem nem sempre traz recompensa e fazer o mal nem sempre traz castigo.18 Muita gente sofre por amor a Cristo a ponto de obedecê-lO e muita gente ruim vive com riquezas e conforto por causa de sua maldade. Os generosos nem sempre enriquecem e os ladrões nem sempre são apanhados.

No entanto há também uma conhecida “lei do retorno”. Você já ouviu falar? A lei do retorno consiste na crença de que cada ação que você faz gera uma reviravolta para você. A crença é que existe um mecanismo compensatório para equilibrar nossas ações em sociedade e no universo. Se somos pessoas boas, teremos coisas boas, mas o contrário também é válido.

A narrativa cristã tem o registro da seguinte promessa: ‘7Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá.8 Quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna.”19 E agora? Será que a aplicação é a mesma? O texto está dentro da carta escrita a cristãos na região norte da Ásia menor. Uma comunidade que impunha aos cristãos não-judeus a obrigação de seguir as leis judaicas além da fé em Cristo Jesus. Atualmente esse texto é utilizado para ensinar que quanto mais alguém doa dinheiro ou bens para a igreja mais receberá de Deus.

A advertência é seria: Não se deixe enganar. Deus não se deixa zombar. Quem faz o bem apenas para satisfação pessoal colherá desilusão. Agora, aquele que faz o bem como expressão do seu amor a Deus Pai, colherá a vida eterna, isto é recompensa em intimidade com o Deus e Pai de Cristo Jesus.20 Vamos verifique se suas boas obras estão baseadas na Lei do Retorno ou na Lei da Semeador ou na Lei do Espirito da Vida de comunhão com Deus pela fé de Cristo Jesus.21 Não se deixe enganar.

Esta mensagem responde à pergunta: Quais as implicações da Lei do Retorno e da Lei da Semeadura?

Tarefa para Hoje: Preste atenção á sua motivação até mesmo ao fazer o bem tendo como motivação a lei do retornou ou a Lei da Semeadura e não a Lei do Espirito da vida em Cristo Jesus.


Notas

¹ 18 Salmo 73 Neste Salmo o compositor Asafe menciona a realidade que presenciou e a crise pela qual passou e como entendeu a situação. O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

² 19 Gálatas 6:7,8 Instruções do apóstolo Paulo aos cristãos da Galacia que desejavam buscar o favor de Deus retornando aos costumes judaicos, escrito entre 48-58 d.C.

³ 20 João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.

⁴  21 Romanos 8:1,2 “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.