share on:

05 de Julho de 2020

Outro dia contei quantas igrejas, quantas comunidades cristãs existem nos três quilômetros que preciso percorrer até o local onde me reúno com outros cristãos. Contei, passando pelas ruas que percorri 13 locais de culto. Cada uma com seus líderes, características diferentes, mas anunciando a Cristo Jesus. Algumas tem muitos anos de história, outras são mais recentes. Então já encontrei gente que faz a mesma pergunta de 2 milênios atrás: Onde é o lugar certo para se adorar a Deus? Cada um diz uma coisa!11

Até mesmo na narrativa bíblica você encontra diversos grupos de cristãos mencionados. As narrativas no Novo testamento são dirigidas não apenas a etnias diferentes, mas a cristãos em lugares diferentes e momentos diferentes da história. Os problemas mencionados em cada uma delas era diferente, mas a necessidade era apenas uma: como viver a fé de Cristo Jesus no contexto em que se encontravam.12 Até mesmo na última revelação Cristã, mencionada em apocalipse se lê de sete igrejas com desafios diferentes na comunhão com Deus pela fé de Cristo Jesus.

Nesses mais de dois mil anos a igreja cristã acompanha os desafios que em cada época os cristãos buscaram viver a fé dentro dos contextos políticos, econômicos, sociais e religiosos nas diversas regiões do planeta. Em cada lugar e época surgem modos que corrigem os desvios da fé cristã. É o Espirito de Cristo Jesus guiando seu povo. O único problema é que essas correções são pontuais, no entanto o ser humano quer torna-las padronizadas para tudo e todos.

Quando na Inglaterra os pobres, os viciados eram mantidos fora da comunhão cristã surgiu o Exercido de Salvação com Willian Booth.13 Quando a igreja abandonou a fé na narrativa bíblica e abraçou o misticismo
surgiu na Alemanha a reforma com Lutero.14 Quando, na França o entendimento mais corrigido da fé precisava de uma revisão surgiu João Calvino. E tantos outros movimentos outros ajustes vão acontecendo.
No entanto esses ajustes tornaram-se movimentos autônomos e separados pela história da narrativa bíblica.

No entanto onde quer que Cristo seja pregado, vindo na pessoa e obra de Cristo Jesus, ai está a comunidade que Deus Pai reúne para testemunhar da reconciliação com o Pai Criador. É isso que você procura?

Esta mensagem responde à pergunta: Como encarar tantos agrupamentos cristãos em qualquer cidade?

Tarefa para Hoje: Compreenda que as correções divinas são para todos que amam a Cristo, do contrario só resta esses diversos grupos que surgem a cada tempo.

11 João 4:19 12 Apocalipse Éfeso (Apocalipse 2:1-7) Esmirna (Apocalipse 2:8-11) Pérgamo (Apocalipse 2:12-17) Tiatira (Apocalipse 2:18-29) Sárdis (Apocalipse 3:1-6) Filadélfia (Apocalipse 3:7-13) Laodiceia (Apocalipse 3:14-22) cada uma das carta do apóstolo Paulo, João, Pedro e Judas tem públicos cristãos em diversos lugares e condições. 13 Tiago 14 Marcos 7: Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens”. 9E disse-lhes: “Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecerem às suas tradições!