share on:

13 de Maio de 2020

Eu conheci as pessoas que se envolveram em algumas catástrofes brasileiras. Fizeram, com alegria doações, dos mais variados tipos. Essas pessoas são de etnias diferentes, religiões diferentes, sem se importar até com a orientação sexual. Então podemos dizer que há fraternidade no coração de nosso povo brasileiro. Mas é muito importante lembrar que esta disposição não é de todos. Há os que praticam uma fraternidade baseada no princípio de que seu grupo social, étnico, religioso deve ter mais privilégios do que os outros. Essa tendência está escondida no coração da natureza humana. Assim a real fraternidade é a consciência de que cada ser humano é diferente do outro, no entanto é digno de tratamento respeitoso e justo. Somos da mesma família humana. Daí vem o termo fraternidade.

A espiritualidade cristã desenvolve uma fraternidade que vai além da identidade religiosa. Ela alcança o ser humano como criatura de Deus Pai. Essa é a base real da fraternidade brasileira ou humana. O principal mandamento que Cristo Jesus deu foi: “Amaras a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a você mesmo. “4 Ele contou a parábola do bom samaritano. Então apontou que o próximo, a quem você, eu devemos amar é aquela pessoa que usa de misericórdia com você.5 Percebeu? Quando alguém lhe dá uma ajuda, sem que você mereça, sem que tenha qualquer obrigação com você, sem lhe exigir contrapartida essa é a pessoa o próximo a ser amado. Não importa quem ela seja. Sim, o próximo pode ser de outra nacionalidade, religião, partido político ou simplesmente desconhecido seu. Trata-se de alguém que lhe dá o que você precisa sem exigir contrapartida.

Procure lembrar agora quais são as pessoas que tem utilizado de misericórdia com você? Tem sofrido prejuízo para ajudar, apoiar você. Encontrou alguém? Começa por ai sua fraternidade e estende-se a cada ser humano que cruza sua vida. Ajuste sua fraternidade pela prática cristã. Ela é divina e justa!

Esta mensagem responde à pergunta: Em que consiste a fraternidade?

Tarefa para Hoje: A fraternidade apoia-se em um espírito da criação divina. Quando você reconhece essa realidade tem outra inclinação para estender até ao estrangeiro6.

4 Lucas 10:27 ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’ Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade. 5 Lucas 10: 30-37 – Ibidem 6 Zacarias 7:9-10 “Assim diz o SENHOR Todo-Poderoso: Praticai a justiça verdadeira, demonstrai amor misericordioso e compassivo, cada um para com seu próximo; 10e não oprimais a viúva, o órfão, o estrangeiro e o pobre; ninguém planeje no coração atitudes malignas contra o seu irmão.“ Como Ageu, Zacarias instou o povo a reconstruir o templo, assegurando-lhes a ajuda e bênçãos de Deus. Suas visões apontavam para um futuro brilhante.