share on:

30 de Outubro de 2020

Você já confundiu autoajuda com ajuda do alto, ajuda divina? É fácil confundir uma com a outra para quem não conhece o caráter de Cristo Jesus. Vivemos tão envolvidos em nossos próprios dilemas que reduzimos tudo que ouvimos a somente um fator: o próprio prazer, a própria vitória Todo ensino, qualquer valor, sempre está ligado ao lucro, a vantagem, ao retorno que trará. Se valer a pena facilmente será adotado, mas se o retorno não for rápido será logo jogado fora.

Com a proximidade das eleições tudo é avaliado na proporção em que atender o interesse particular, pessoal, corporativo, familiar. A compreensão do todo , dos outros que não fazem parte do seu círculo de referência pessoal é ignorada. Então até a leitura e estudo da bíblia também sofrem deformações gigantescas. Quer ver?

Jesus disse: “Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.25

Você já ouvi alguém completando: “Jesus venceu o mundo e eu também vencerei”. Parece lógico, não é? No entanto a vitória a que Jesus se refere tem em vista os propósitos divinos para a raça humana. A vitória que qualquer ser humano deseja é conquistar o sucesso nos próprios empreendimentos, na carreira, nas diversas áreas pessoais. Esse é o seu mundo!

Jesus diz que Ele venceu essa outra ordem instalada na história humana. A vitória de Jesus consistiu em morrer pois o mundo o matou. No entanto Ele experimentou da ressurreição. Essa é a vitória dÊle e dos que estão nÊle. Essa é a vitória que vence o mundo, afé de Cristo Jesus.26

O sucesso aqui, nessa vida tem curto prazo de validade, pois a morte tocará a vida de cada ser humano. Agora a vitória de Cristo Jesus com a ressurreição é estendida a cada um de seus discípulos.27 Percebeu como ela se refere a dimensão bem diferente do entendimento superficial do que Jesus disse? Deu para entender?


Esta mensagem responde à pergunta: Qual diferença da vitória de Jesus sobre o mundo e a vitória humana no próprio “mundo”?

Tarefa para Hoje: A vitória de Jesus sobre o mundo consiste na fé que Ele dá a quem crê nEle para viver aqui, agora e na eternidade. Você precisa compreender essa fé.


Notas

¹ 25 João 16:32,33 Este evangelho escrito entre 80 -90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.

² 26 1 João 5:3,4 “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho aos cristãos na Ásia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes, confortar e firmar todos no andar verdadeiro.

³ 27 1 Coríntios 15: …56-58 “ Porquanto, o aguilhão da Morte é o pecado, e o poder do pecado é a Lei. Contudo, graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo!” Portanto, meus amados irmãos, permanecei firmes e que absolutamente nada vos abale. Dedicai-vos, dia após dia, à obra do Senhor, plenamente conscientes de que no Senhor, todo o vosso trabalho jamais será improdutivo”. Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.