share on:

10 de Fevereiro de 2019

Você notou como a raiva, a ira nos dias de hoje está mais comum? Fica
a impressão de que as pessoas já acordam com raiva de alguém, de
alguma coisa que nem sempre é óbvia. Outros já fazem da sua ira um instrumento de pressão, ameaça, intimidação seja sobre
quem quer que seja. Conheço, pessoas que encontram algum prazer em se ferir, talvez por não terem condições de ferir outras pessoas. Quem admite que a própria ira é desmedida, que está passando do limite da sensatez?


A ira é conhecida como um dos sete pecados capitais porque trata-se de um estilo de vida, com modo de pensar, agir e sentir caracterizado pela raiva. Esta condição, mencionada na bíblia como “Filhos da ira”, não filhos do amor, da paciência, do respeito, mas da ira. Não causada pela conjuntura política, social, econômica mas da natureza humana em rebelião contra Deus Pai e seu ungido Cristo Jesus.


A virtude que se contrapõe a ira é a paciência. A virtude da paciência é característica de pessoas que aprenderam com a paciência divina. O paciente tem sua vontade sob controle porque é movido pela esperança divina em Cristo Jesus. Quando o ser humano busca a Deus Pai pela fé de Cristo Jesus é adotado na família de Deus. Nessa condição, o cristão deixa de ser “filho da ira”, pois vive na família de Deus, no reino do Filho do Seu amor. Em Jesus a paciência é fruto de vida de comunhão com Deus. Essa é a transformação que Deus vai operando no modo de pensar, agir e pensar e viver, dos que andam com Ele.

“ Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo {pela graça sois salvos}, e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez assentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema
riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. ”

Note como Deus trata você com bondade mesmo diante de sua ira rebelde contra Ele. Ele lhe dá um fiador para manter seu relacionamento com Ele quando você coloca sua fé em Cristo Jesus.


Aplicação

• Esta mensagem responde à pergunta:Como interpretar a ira e a paciência se instala na natureza humana.

• Tarefa para Hoje: Verifique se sua paciência é fruto do que experimenta da graça divina com a segurança da ressurreição, do amor e alegria pelo Espirito Santo. Se não for então procure assim?


A IRA nos Sete Pecados Capitais 7/8
Efésios 2;1-3 “…o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.“ Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C. enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.
Efésios 2:4-6 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus “.