share on:

17 de Fevereiro de 2019

Você já notou sua necessidade de encontrar um significado para a vida?

Uma referência de valores morais, poder invisível ou alguma ordem que
lhe permita tomar decisões e firmar planos. A espiritualidade é definida como a tendência humana de buscar significado para a vida por meio de conceitos, crenças, rituais, pessoas que atuam além do que é visível, audível, tátil. Como dizem, elementos que transcendem o material e lhe dão um sentido de conexão com algo maior que você. Espiritualidade diz respeito a tudo que se refere a essa fonte de referência. Ainda que você pratique o ateísmo, ainda assim você desenvolve valores, práticas e ideologias que lhe servem de referências para as decisões de sua vida.

Então você desenvolve sua espiritualidade, percebe?

Cada religião desenvolve práticas espirituais com objetos, datas, rituais, locais para encontro e líderes de referência. Quando você ouve alguém dizer que religião, política e futebol não se discute, quer lembrar que
esses temas fazem parte de um assunto muito íntimo, particular, especial. Discutir esses temas é mexer no alicerce da existência de uma pessoa. Então, cuidado ao tocar nesses “tesouros” pessoais.

Política, religião, futebol reúnem as referências de valores morais, ações sobrenaturais e prazeres particulares que constituem a característica, o caráter de uma pessoa. Ainda que você não goste de futebol certamente tem uma fonte de prazer. Ainda que não goste de política tem o seu modo de se relacionar com as pessoas á sua volta. Como empregado, patrão, desempregado ou autônomo você não escapa da política. E a religião toca no seu canal de comunicação com o que é invisível e poderoso e que harmoniza seus sucessos ou fracassos.

Por tudo isso a fé de Cristo Jesus toca em cada uma dessas esferas da vida. A espiritualidade cristã afeta seus critérios políticos, orienta sua fonte de prazeres e coloca em uma nova ordem seus relacionamentos com Deus Pai o Criador.

Uma orientação profunda na espiritualidade cristã consiste no respeito a quem pensa diferente. Não porque considera tudo relativo, mas porque o próximo, foi criado a imagem e semelhança divina. Por isso é digno de respeito e consideração. Assim até mesmo o inimigo é alvo de consideração e não de eliminação. Você já identificou as balizas de sua espiritualidade? Ela é o alicerce de sua existência.


Aplicação

• Esta mensagem responde à pergunta: O que torna inútil as práticas religiosas ou objetos simbólicos?
Tarefa para Hoje: Encare com honestidade sua espiritualidade cristã para não cair no misticismo idolátrico.


Romanos 12:18 „Tende Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.“
Timóteo 2:1“…Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças, em favor de todas as pessoas; pelos reis e por todos os que exercem autoridade…“
Mateus 22:37-40 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.Este é o primeiro e grande mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. .
Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo
Mateus 5:44 „Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;“