share on:

10 de Novembro de 2019

Quantas vezes você já ouviu a respeito da educação de filhos, de crianças segundo a fé de Cristo Jesus? O que você entende a respeito? É comum o pai e a mãe ou mesmos outros parentes acreditarem que educação cristã consiste em levar as crianças para a igreja. Desejam fazer da comunidade cristã todo espaço da educação cristã da criança, do adolescente. Essa conclusão já se provou incompleta. A educação cristã só pode ser dada por pais cristãos, pais que conhecem as bases da fé cristã e a vivem. Então sim, a igreja e as atividades desenvolvidas ali se tornam o espaço de prática social e de espiritualidade.

Qual é a base da educação cristã? Para começar a educação cristã parte do princípio que cada ser humano é por natureza desobediente, tem facilidade para mentir e esconder-se das consequências. Então a criança e adolescente precisam entender e conhecer o que desencadeou essa tragédia humana. A educação cristã lembra a criança que apesar daqueles traços ela é um ser humano com capacidades para agir bem apesar dessa mancha de caráter espiritual. Respeitar não somente os próprios limites, mas também a respeitar o próximo. Criada a imagem e semelhança de Deus os traços negativos precisam ser tratados em treinar a admitir o erro, confessar e aprender a encarar as consequências da vida sob a ajuda e direção dos pais.

A primeira orientação na educação dos filhos está registrada assim na espiritualidade judaico cristã: “Amem o Eterno com tudo que há em vocês e com tudo que vocês são! Escrevam no coração os mandamentos que estou transmitindo a vocês. Apropriem-se deles e levem seus filhos a se apropriar deles. Que eles sejam o assunto de sua conversa, onde quer que vocês estiverem — sentados em casa ou andando pela rua. Que eles sejam repetidos desde a hora em que vocês se levantam, de manhã, até a hora de cair na cama, à noite.”6

Notou a base amorosa do ensino? O erro é encarado como oportunidade de compreender a limitação humana e a capacidade de aprender a desenvolver atividades de modo construtivo com o amor a Deus Pai. Sua dignidade não é jogada no lixo quando erra, mas exaltada na fé em corrigir o erro e promover a justiça. Essas são algumas balizas da educação cristã. Você pai, mãe, precisa conhece-las, vive-las antes de ensina-las.

Esta mensagem responde á pergunta: Em que consiste a educação cristã eficaz para crianças?

Tarefa para hoje: Pais amorosos, segundo o amor divino tem essa base para educar os filhos pessoalmente sem delegar essa tarefa apenas para a comunidade cristã.

3 Mateus 7:24-29 Os fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 d.C.