share on:

Img_IconeBaixar_680px

 

13 de janeiro de 2018

Leitura Bíblica: Colossenses 3.11-14

Como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência (Cl 3.12).

A o escrever sua segunda carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo destaca que “se alguém está em Cristo [ou seja, crê em Jesus Cristo e entregou sua vida a ele] é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2Co 5.17) Talvez você pergunte: “O que são as coisas antigas?” É tudo aquilo que eu faço como se Deus não existisse: viver a partir dos meus próprios desejos, interesses e valores. Uma lista de coisas antigas e que são naturais ao ser humano você pode encontrar em Gálatas 5.19-21 ou também em Colossenses 3.5-9, textos que sugiro que você leia.

Mas quero enfatizar esse novo modo de viver a que se refere a leitura bíblica de hoje. Ele não é natural, mas é possível a partir de uma nova natureza criada em nós a partir de Cristo. Não é mais você e eu, mas Cristo em nós. Com sua presença vão aparecer em nós características que agradam a Deus. Uma lista delas você pode ver no versículo em destaque e também em Gálatas 5.22-23. Destaco aqui o perdão. Perdoar nunca é algo simples, mas necessário. Tal atitude fica mais fácil quando reconhecemos que nós também pecamos contra Deus e contra nosso próximo. Se cometemos pecado (tudo aquilo que desagrada a Deus) temos a necessidade do perdão. Felizmente, em Cristo ele está à nossa disposição ao nos arrependermos. “Se [vocês] perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará” (Mt 6.14); se Cristo nos perdoa, de igual forma devemos também fazê-lo em relação ao nosso semelhante. Perdoar faz parte do novo modo de viver. Por mim mesmo posso não conseguir perdoar, mas a partir de Cristo o perdão torna-se totalmente possível. Quem pratica as características da nova vida agrada a Deus e recebe a paz de Cristo! – MP

Nesse novo modo de viver só há espaço para o que agrada a Deus!