Vavá Rodrigues e banda gravam CD “Aquelas”

share on:

27/7/2018

“O dia da vitória” e “A alegria está no coração” são exemplos de canções que estarão no repertório. Gravação acontece em Santo André, São Paulo.

Vavá Rodrigues e banda gravarão o álbum “Aquelas” no dia 4 de agosto às 19h, durante culto de celebração na Primeira Igreja Batista de Santo André. O álbum, que será produzido por Vavá Rodrigues em parceria com a Rádio Trans Mundial, contará com a participação do público presente no dia da gravação e do coral da igreja, que tem cerca de 45 vozes.

O CD trará mais de dez músicas, entre composições já consagradas e outras mais recentes. Ainda assim, a captação ocorrerá durante o culto de celebração, com a programação normal da igreja. “As músicas têm arranjos curtos, pequenos, para não ficar tão puxado e para ter um tempo para a leitura e exposição da Palavra de Deus. Embora todas as músicas sejam embasadas na Bíblia, entendemos que no culto é necessário ter um tempo para a Palavra. A ideia é que quem for ao culto vai participar da gravação de um CD”, relata Rodrigues.

O projeto

O projeto de gravação do álbum “Aquelas” surgiu quando Vavá Rodrigues cuidou da programação musical do evento “A RTM na sua Igreja” na Primeira Igreja Batista de Santo André em janeiro deste ano. “Fiquei encantado em ver como a igreja cantava as canções no culto da manhã. Para a programação da noite, mudei completamente o setlist que ia fazer. Geralmente eu canto músicas dos álbuns mais recentes, mas vi que a igreja conhecia as músicas antigas que eu tinha. Aí resolvi cantá-las, e foi incrível, porque a igreja estava lotada embaixo e em cima e todo mundo estava cantando. Foi demais!”, conta.

As composições que Vavá Rodrigues cantou na reunião, como “Gratidão”, “O dia da vitória” e “A alegria está no coração”, foram gravadas por Jovens da Verdade, Vencedores por Cristo ou MILAD, ou faziam parte do álbum “Brilhar”, gravado por ele em 1985 e que contém o primeiro registro de “O dia da vitória”.

Quando as reuniões terminaram, as pessoas foram à área em que os CDs de Vavá estavam expostos para venda e procuravam os CDs com essas músicas, mas não havia um álbum com esses registros. “Durante a semana seguinte, surgiu a ideia de fazer um CD com essas canções antigas e a participação da igreja. O nome veio de um trocadilho, porque as pessoas chegavam procurando: “Tem aquela…?” E por que não fazer um CD chamado “Aquelas”?”, relata Rodrigues.

A Rádio Trans Mundial e a PIB de Santo André, onde será gravado o CD, são parceiras de ministério. Os pastores Itamir Neves e Marcos Grava, que lideram esta igreja, também são produtores e apresentadores de programas na RTM. “Nós fomos tão bem acolhidos na PIB de Santo André e a resposta foi tão boa; e em função da parceria da Rádio com a igreja e de eu fazer parte do ministério itinerante da Rádio, juntou tudo, deu tudo muito certo”.

Repertório

O “Aquelas” terá mais de dez músicas, entre as clássicas citadas acima e outras não tão conhecidas da igreja, que foram compostas durante o período em que Vavá morou em Uberlândia e eram cantadas frequentemente nas reuniões de sua igreja local. Outras são do período em que foi colaborador da Aliança Bíblica Universitária (ABU), e há também cerca de seis composições mais recentes. “Então, este é um CD com ‘aquelas’ e algumas outras. Graças a Deus, eu não paro de compor”.

Dentre as músicas novas, a “Doce Palavra” surgiu de uma provocação feita pelo pastor Itamir Neves a Vavá Rodrigues: já que ele sempre compõe com base em textos bíblicos, por que não compor uma canção sobre a própria Bíblia? “Aí eu fui ler o que a Bíblia diz a respeito dela mesma: ela é pão, alimento (João 6:35), inspirada por Deus, viva, eficaz, espada de dois gumes (Hebreus 4:12), lâmpada para os nossos pés, luz para os nossos caminhos (Salmo 119:105), e o salmista diz “eu guardei a sua palavra dentro do meu coração para não pecar contra ti” (Salmo 119:11) – então há várias referências”, explica Rodrigues. Esta canção foi cantada pela primeira vez na PIB de Santo André e a igreja aprendeu o refrão na hora, o que torna ainda mais especial sua inclusão neste projeto.

Devido a esta organização do repertório, Vavá Rodrigues alerta que algumas canções ficarão de fora. “De repente faremos o ‘Aquelas volume 2’, conclui.

Serviço

Gravação do CD “Aquelas”, de Vavá Rodrigues e banda
Dias e horários: 4 de agosto (sábado) às 19 h
Local: Primeira Igreja Batista de Santo André – Rua São Vicente, 130 – Santo André, SP
Entrada franca