RTM lança Cursos Bíblicos para Ouvintes por meio de plataforma digital

share on:

Lucas Meloni

Departamento de Comunicação RTM

A Rádio Trans Mundial lança em 1º de julho os Cursos Bíblicos para Ouvintes. O acesso ao curso “A vida do Senhor Jesus com base no Evangelho de Mateus” vai ser gratuito. A pessoa terá que fazer um rápido cadastro para entrar na plataforma. A iniciativa integra o Ministério de Cursos Bíblicos da RTM. Quem concluir todo o estudo terá direito a um certificado.

O endereço da plataforma onde o conteúdo será disponibilizado é cursos.transmundial.com.br. Ao todo, são nove lições baseadas no Evangelho de Mateus. “Dentre as várias temáticas, este curso mostra o que as escrituras dizem sobre o Senhor Jesus, o messias prometido, a redenção dos pecadores, as profecias do Antigo Testamento cumpridas em Cristo, a salvação dos pecados, a libertação das trevas e a soberania de Deus são alguns dos pontos tratados pelos estudos”, explicou Leonardo Honda, editor dos Cursos Bíblicos para Ouvintes. 

Desde a década de 1990, a RTM trabalha com cursos bíblicos. Na maior parte deste tempo, o foco esteve no trabalho com a população carcerária. Em média, três mil pessoas são atendidas por ano pelos módulos por correspondência dos Cursos Bíblicos da RTM de detenções, presídios e cadeias de diferentes partes do Brasil. 

A ideia de ampliar o trabalho a partir deste material é fundamentada em dois pontos: o primeiro é de voltar às origens, quando a RTM já teve cursos bíblicos ao público em geral. O segundo é que alguns detentos perguntavam se havia esta opção, de curso estendido a outros públicos, porque gostariam que seus familiares também pudessem fazer pela internet. 

“Por isso decidimos estender o curso a um público mais amplo, aprofundar o conteúdo e possibilitar o acesso a ele por meio de uma plataforma digital gratuita. A pessoa só vai precisar ter acesso a um computador ou celular com internet para realizar as lições do curso”, explicou Ricardo Kroskinsque, diretor de Comunicação e Relações Públicas da RTM.

Vale ressaltar que os Cursos Bíblicos para Ouvintes da Trans Mundial não têm status de curso de Teologia, mas são estudos introdutórios a vários assuntos costumeiramente tratados em seminários e graduações do gênero. “Um dos grandes diferenciais deste curso é que ele não é restritivo e nem técnico demais. Não usamos palavras difíceis. Ele procura ser simples para possibilitar que qualquer pessoa, até aquela com recente contato com a fé cristã, possa fazê-lo. De certa forma, ele também é um curso evangelístico e de apresentação do contexto cristão. Os mais experientes terão lições de como aprofundar os estudos bíblicos”, acrescentou Honda.

Ao final das lições, os alunos terão questionários para a checagem do conteúdo aprendido. Em casos de dúvidas, a pessoa pode enviar um e-mail ou ligar para o telefone que consta na plataforma digital.

Todo o conteúdo teve a curadoria teológica do pastor e professor Itamir Neves, apresentador de programas como “Através da Bíblia”, “Entendendo a Bíblia” e “A Palavra em Canções”, da RTM. “O material foi especialmente trabalhado para trazer uma visão bem clara sobre o Evangelho e sobre Cristo Jesus. A mensagem de Jesus gerou e gera frutos até hoje. É fundamental entendermos o contexto em que se deu a sua passagem e o legado que nos deixou”, analisou Neves.

O Comentário Bíblico de Mateus, de autoria de Itamir Neves, foi um dos livros usados para basear as lições deste módulo. A escolha pelo livro de Mateus para fundamentar este módulo tem explicação. “É o primeiro livro do nosso cânon do Novo Testamento e é o livro que encerra o período de 400 anos de silêncio profético, a contar desde o fim do livro de Malaquias. Isso é uma representação de que Deus não se esqueceu das suas promessas, de que ele é fiel. Então Cristo veio, encarnou e cumpriu as promessas feitas no Antigo Testamento. Além disso, o estudo mostra que o homem Jesus Cristo também é o Cristo redentor, o messias”, finalizou Honda.

Outros cursos estão em fase de desenvolvimento por parte da equipe de Cursos Bíblicos da RTM e também serão disponibilizados, de forma gratuita, pela plataforma digital.