RTM lança Curso Básico de Teologia em formato de programa de rádio

share on:

Lucas Meloni

Departamento de Comunicação RTM

Os ouvintes da Rádio Trans Mundial poderão conferir novidade na programação a partir do dia 27 de julho. A RTM lança, em parceria com a Faculdade Teológica Batista de São Paulo, o Curso Básico de Teologia. Em formato de programação de rádio, a produção vai ser transmitida às segundas, quartas e sextas, às 20h. Para ouvir, basta acessar www.transmundial.org.br. No canal da RTM no Youtube serão postadas três vídeo aulas por semana. Para quem busca certificação, as aulas podem ser feitas em ensino a distância (EAD) pela plataforma da Teológica.

História do Cristianismo, Aconselhamento, Teologia Sistemática 1 e 2, Liderança e Desenvolvimento do Líder, Teologia do Antigo Testamento, Teologia do Novo Testamento e Pregação Expositiva são algumas das disciplinas que poderão ser realizadas dentro do curso. O projeto tem um conteúdo bem diversificado e aprofundado. É recomendado para pessoas em cargos de liderança em suas comunidades locais, como professores de Escola Bíblica Dominical ou responsáveis por pequenos grupos, por exemplo.

Para o diretor de Produção de Conteúdo da RTM, André Castilho, que vai ministrar a disciplina de Teologia Sistemática 2, o Curso Básico de Teologia vai auxiliar na formação e capacitação de lideranças cristãs, sobretudo, em regiões que não há acesso a centros de formação teológica. “O propósito é equipar os cristãos e lideranças que não têm acesso a um conhecimento teológico mais aprofundado. É um curso com uma linguagem mais acessível e que pode ser feito por uma pessoa que, necessariamente, não tenha uma formação teológica superior, mas que queira ampliar seus estudos neste sentido. Ele não é tão completo como um seminário, mas é mais denso do que uma EBD”, explicou.

Curso Básico de Teologia será veiculado pela RTM e terá videoaulas no YouTube e no portal da Teológica

Estudos e cursos bíblicos são uma das marcas da RTM ao longo dos 50 anos de atividades no Brasil. O projeto vai, segundo Castilho, reforçar esta identidade. “O público busca ensino. Como exemplo disso temos ‘Através da Bíblia’ e ‘Rota 66’. A gente já sonhava em ter um curso teológico da rádio e isso vai ser possível agora, em um horário importante e estratégico para nós, a faixa noturna”, complementou.

Nomes como Itamir Neves, Luiz Sayão, João Paulo Gouvêa, Marcelo Santos, Israel Mazzacorati (todos apresentadores da RTM), André Farias, André Aneas, Alberto Kenji, Jonas Machado, Mário Kaschel Simões e Marcos de Almeida comandam as aulas. A primeira disciplina a ser veiculada, já neste final de julho, será História do Cristianismo, com Marcelo Santos. Cada módulo (válido para todas as matérias) terá 24 aulas, com 12 minutos cada.

O Curso Básico de Teologia é diferente em alguns pontos do recém-lançado projeto de Cursos Bíblicos para Ouvintes. Além de ser mais amplo e tratar de diferentes áreas, ele traz mais detalhes do que os cursos para ouvintes, que têm caráter bem introdutório ao ensino bíblico.

Para quem quiser acompanhar as aulas em vídeo, as opções são duas: a primeira delas é pelo Youtube da RTM (https://www.youtube.com/user/RadioTransMundial). O canal terá vídeos novos às terças, quintas e sábados.

Para ter a certificação e acesso a conteúdo como questionários, a pessoa tem a opção de fazer o Curso Básico de Teologia pela Faculdade Teológica Batista, como explica o coordenador acadêmico do seminário, Lucas Merlo Nascimento. “A diferença em fazer o curso com a Teológica é que a pessoa poderá estudar no seu próprio ritmo e no horário que tiver disponível. Além disso, haverá uma certificação. Para que isso aconteça, nós teremos um questionário, uma forma de mensurar a evolução do aprendizado do aluno”, ressaltou Merlo, que ministrará a disciplina de Teologia do Antigo Testamento.

O diretor geral da Teológica, professor Lourenço Stelio Rega, ressalta que a modalidade em EAD é fruto de um processo iniciado, em meados de 2011, de acompanhamento das novas tecnologias. “Começamos a discutir, naquela época, qual plataforma poderíamos usar para disponibilizar cursos em EAD. Começamos com um Curso Básico de Teologia (em cinco módulos, diferente do atual), em seguida veio o curso de Introdução à Educação Cristã, com o mesmo objetivo: formação e capacitação de líderes. Depois fomos buscar o credenciamento do EAD junto ao Ministério da Educação para ofertar a graduação em Teologia. Vencemos todas etapas. A Teológica vem acompanhando esta transição e evolução do ensino também pelas ferramentas digitais”, acrescentou.

Informações sobre matrícula e valor de investimento do curso pela Teológica serão divulgadas em breve no site https://portal.teologica.br/.