Rádio Trans Mundial realizará transmissões do documentário “Caminhos da Reforma”

share on:

25/10/2017

Exibições via internet ocorrerão em 27, 28 e 30 de outubro por meio da plataforma de vídeo no site da RTM.

A Rádio Trans Mundial exibirá em três sessões o documentário “Caminhos da Reforma”, produzido por ela em homenagem aos 500 anos da Reforma Protestante: nos dias 27, 28 e 30 de outubro a partir das 21h via streaming por meio do banner “Assista ao vivo” em seu site ou por seu canal no YouTube.

O documentário foi produzido Rádio Trans Mundial e o ministério Rota 66 em parceria com a Younik, o prof. Luiz Sayão e a Byblos Viagens. Seu objetivo é levar à Igreja brasileira, de forma resumida, mas bem consistente e correta, a história, as origens e consequências dos movimentos de Reforma da Igreja no século XVI, que impactaram todo o mundo.

Mais do que apenas olhar para o passado, o projeto tem o objetivo de propor uma reflexão sobre o futuro da Igreja. “Um documentário em vídeo como esse, que além das explicações traz gravações e fotos feitas em lugares de suma importância na história do cristianismo na Europa, tem como objetivo levar a um público amplo os acontecimentos que impactaram de maneira definitiva os rumos da religião, da política e da cultura no Ocidente. Mas a intenção é mais do que informar. Queremos que este vídeo leve as pessoas à reflexão sobre o passado de sua tradição, o presente e também sobre como podemos construir um futuro melhor, de qualidade para nossa comunidade. A Igreja que não entende porque houve a Reforma nunca se reformará novamente sem estar em sintonia com as Escrituras. A Igreja verdadeiramente reformada será semper reformanda”, relata o professor Luiz Sayão, apoiador e preletor do documentário. Além de Luiz Sayão, o projeto traz nomes como Itamir Neves, Claiton Kunz, Franklin Ferreira, Héber Campos Jr. e Alderi Souza de Matos.

Processo de produção
No final de 2015, a Rádio Trans Mundial decidiu por meio de seu Comitê Executivo que 2017, o ano de celebração dos 500 anos da Reforma Protestante, representaria uma grande oportunidade de levar a igreja evangélica brasileira a uma reflexão sobre suas origens, suas práticas atuais e seu futuro por meio da recordação de sua história.

Assim, em parceria com o prof. Luiz Sayão, o ministério Rota 66 e a Byblos Viagens, a produtora Younik realizou as principais gravações e capturas de depoimentos do documentário em setembro de 2016 nos lugares onde a Reforma aconteceu na Europa. Em 2017 foram realizadas gravações complementares com depoimentos de teólogos e historiadores brasileiros da Igreja, e a partir de julho foi feita a edição e finalização. A partir de novembro, o material estará disponível para venda em DVD.

A Reforma Protestante
Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero publicou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, protestando contra diversos pontos da doutrina da igreja oficial da época. Assim, iniciou a Reforma Protestante, que teve como princípios fundamentais os Cinco Solas: Sola fide (somente a fé), Sola scriptura (somente a Escritura), SolusChristus (somente Cristo), Sola gratia (somente a graça) e Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

Uma das razões para a Reforma Protestante acontecer foi o pouco valor que se dava à Palavra de Deus. Os reformadores defendiam práticas religiosas simples, com base apenas na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus.  As tradições também foram postas em xeque à luz das Escrituras, como na proposta do fim da intermediação do sacerdote entre Deus e os indivíduos, enfatizando o sacerdócio universal de todos os cristãos.

Caminhos da Reforma
A proposta do projeto foi visitar as cidades onde ocorreram eventos significativos para o advento da Reforma Protestante e recontar a história neste cenário. O documentário é aberto na Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma das muitas organizações que em sua missão carrega o legado da Reforma Protestante.

Após isso passa pelas cidades de Lisboa (Portugal), Amsterdã (Holanda), Estrasburgo (França), Genebra e Zurique (Suíça), Innsbruck (Áustria), Mainz, Worms, Augsburgo, Eisenach, Eisleben, Erfurt, Wittenberg e Berlim (Alemanha) e Praga (República Tcheca) apresentando os motivos que levaram à Reforma, a vida de Martinho Lutero, as 95 teses, as consequências da Reforma e outros movimentos liderados por Ulrico Zuínglio, João Calvino, Meno Simmons, entre outros. Também é tratada a questão dos conflitos religiosos que surgiram a partir do Movimento da Reforma.

Saiba mais sobre os preletores do documentário
Luiz Sayão – Mestre em hebraico, professor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, idealizador do Rota 66 da Rádio Trans Mundial;
Itamir Neves – Mestre em ciências da religião, professor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, apresentador do Através da Bíblia da Rádio Trans Mundial;
Claiton Kunz – Doutor em teologia, Diretor da Faculdade Batista Pioneira;
Franklin Ferreira – Mestre em teologia, Diretor-Geral do Seminário Martin Bucer;
Héber Campos Jr – Doutor em teologia histórica, Professor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper;
Alderi Souza de Matos – Doutor em História da Igreja, historiador oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Serviço

Transmissão online do documentário “Caminhos da Reforma”

Data e horário: 27, 28 e 30 de outubro, às 21h.
Como assistir: Por esse link ou no canal da RTM no YouTube.
Previsão do lançamento do DVD: Novembro de 2017.