Encontro dos ouvintes RTM em língua alemã acontece há 40 anos

share on:

8/5/2017

A edição de 2017 ocorreu no início de abril e contou com 62 ouvintes, que participam há cerca de 15 edições.

De 3 a 7 de abril ocorreu, em São Bento do Sul (SC), o Encontro dos Ouvintes RTM em língua alemã. O retiro, que acontece há 40 anos, tem um público fiel e sua programação é voltada ao estudo bíblico.

O programa diário do Encontro tem início com um café da manhã, seguido de uma meditação de 10 minutos. Às 9h30 começa a primeira palestra, que se encerra na hora do almoço. A tarde é livre até as 16h, quando acontece outro estudo, e a noite tem a palestra principal.

Valdir Pydd, diretor executivo de administração e ministérios da RTM, esteve pela terceira vez no retiro, e ficou impressionado com o pique dos participantes. “Eu fico olhando para os participantes, que já são idosos, e eles não cansam, participam de tudo. Alguém poderia imaginar que eles fossem dormir na programação da tarde, mas não. É muito bacana! Por isso, queremos incentivar mais esses retiros”, relata.

Nesta edição, o preletor foi o pastor e psicólogo Udo Siemens, que falou sobre dar sentido à sua vida. Ele fez uma pergunta inicial: Como cristãos, qual é o sentido da nossa vida? Segundo Pydd, o tema foi muito bom. “Claro que a maioria respondeu que o sentido de sua vida é servir a Deus. Mas o pastor falou: ‘muito bom isso, mas eu vou contar um exemplo para vocês de um casal super fiel na igreja eque tinha um filho excepcional. Com nove anos de idade, esse filho faleceu e o casal perdeu o chão, perdeu o sentido da vida’. E ele falou: ‘estão vendo como não é só esse o sentido da nossa vida? Outras coisas também são importantes e não podemos desprezar. Para um é um filho, para outro é outra coisa’”, conta.

Como surgiu

A origem desse Encontro está relacionada à história da Rádio Trans Mundial do Brasil, que começou na Igreja Batista Alemã de São Paulo, e em seu início propagava áudios em alemão para alcançar imigrantes do Sul do Brasil. Esses ouvintes enviavam pedidos para a rádio naquela época querendo saber como poderiam ouvir e estudar mais a Palavra de Deus na língua alemã.

Embora falem português fluentemente, esses ouvintes têm o alemão como sua língua do coração. Por isso, embora a Rádio já produzisse bastante conteúdo em português, eles buscaram por mais conteúdo em sua língua. Então, o pastor Erich Tausenfreund, que fazia os programas em alemão na RTM,passou a organizar esse retiro com SeliSchmitke, que faz a parte musical, e o suporte daRTM.

Pydd realizou uma pesquisa entre os participantes e constatou que alguns já estiveram 20, 18, 15 vezes no Encontro. “Eles são realmente muito fiéis nesse retiro e têm um carinho muito grande pela Trans Mundial. Quando eu fui embora na sexta-feira de manhã, recebi um monte de abraços da turma, foi muito bacana”, relata.

Próxima edição

A partir da próxima edição do Encontro dos Ouvintes RTM em alemão, que já está marcada para 5 a 9 de março de 2018, a organização do evento será passada gradualmente à Trans Mundial. E essa mudança traz outra novidade: no feriado de 7 de setembro de 2018 será realizado um retiro semelhante, mas em português, para alcançar mais pessoas. O Pr. Luiz Sayão já é presença confirmada nesse evento.