Dia do professor: chamado para ensinar e ajudar no crescimento da vida cristã

share on:

A carreira de um professor é mais do que buscar formação e constante capacitação para ensinar: é também cumprir um chamado. O ensino é um dom muito presente na realidade de nossas igrejas e em nossa vida. Quem nunca teve alguém com quem aprendeu bastante e aquele aprendizado marcou certo momento da vida?

Para celebrar o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, a Rádio Trans Mundial, que tem professores / pastores em sua relação de apresentadores, destaca a importância do ensino e da figura do professor no fortalecimento da vida cristã das pessoas e na formação de novos ministros. 

Estudo e aprimoramento

João Paulo Gouvêa, coordenador editorial do Selo RTM, apresentador do “Painel Literário” e professor do Seminário Teológico Batista Mizpá, fala sobre o constante aprimoramento no estudo da Palavra. “A importância do estudo teológico está na orientação do texto bíblico em 2 Timóteo 2.15, quando diz para que nos apresentemos como irrepreensíveis e que saibamos como manejar a Palavra do Senhor. A grande questão aqui é o estudo. É importante sempre se aprimorar na Palavra e ter bons mestres que possam nos ensinar com boas bibliografias, com vida irrepreensível, para que nos mostrem o caminho a seguir”, comentou. 

Ensino na igreja

Para Itamir Neves, apresentador dos programas “Através da Bíblia”, “Entendendo a Bíblia” e “A Palavra em Canções” e professor na Faculdade Teológica Batista, o ensino na igreja deve ser a base de tudo. “Primeira coisa que devemos nos lembrar é de Mateus 28.18-20, quando Jesus diz a seus discípulos que eles deveriam ensinar a guardar todas as coisas. Se você precisa ensinar a guardar todas as coisas, significa que você precisa praticar para poder ensinar. Jesus mostra que o ensino tem um enorme valor para a Igreja Cristã. Se olharmos para Mateus 9.35, observamos que havia três ações no ministério de Jesus: ele pregava, curava e ensinava. Por muitas vezes, o Senhor Jesus foi chamado, e com razão, de mestre. Mestre é quem ensina. Se a gente olhar o capítulo 3 de 2 Timóteo, lê-se que toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar o que é verdadeiro. Sem dúvida, pensando no aspecto de Igreja, o ensino é fundamental para a vida da comunidade de fé e para aqueles que querem seguir a ordem do Senhor Jesus que é discipular (ensinar outras pessoas). O que é o discípulo? É aquele que tem um professor (mestre) e segue os seus ensinamentos”, afirmou.

Contribuição do professor

Na visão de Luiz Sayão, apresentador do “Rota 66”, “Conversando com Luiz Sayão” e “180 Graus”, professor na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, Faculdade Batista Pioneira e Seminário Martin Bucer, a contribuição de um professor na vida de uma pessoa se dá pela profundidade do ensino. “A contribuição de um professor da área teológica / bíblica se dá, principalmente, pela profundidade que esse professor tem na disciplina em que ele ministra. Não só pela profundidade de conhecimento, mas como ele se relaciona e se envolve com aquele conteúdo que ele apresenta. Diria que isso tem valor em como aquele conteúdo teve um impacto na vida do professor. É por isso que, na prática, em um certo sentido, o próprio professor é a aula maior que está sendo dada”, avaliou.

Para quem quer aprender +

Sugestões de livros

Tricotomia”, John B. Woodward Jr. – Um estudo na área do aconselhamento e discipulado cristão.

A hora da Restauração”, de Itamir Neves, Luiz Sayão e Nelson Bomilcar – Este livro é um convite essencialmente bíblico para nos engajarmos na grande obra do Redentor. 

Kit “A vida do Senhor Jesus com base no Evangelho de Mateus”, de Itamir Neves – Livros inspirados na série “Através da Bíblia”.

Confira outras opções de livros e produtos em www.loja.transmundial.com.br.