Dia da música: adoração e arte na vida cristã

share on:

Lucas Meloni

Departamento de Comunicação RTM

Em 22 de novembro é comemorado o Dia da Música. A data é uma homenagem à música e aos músicos brasileiros. A convite da Rádio Trans Mundial, o pastor Renato Marinoni, fundador do Instituto de Adoração, Cultura e Arte (IACA) e apresentador do #Adoração, comenta sobre a presença da música na vida e na adoração dos cristãos e ressalta a contribuição dela ao ensino.

Para Marinoni, o passado foi marcado por uma época “de ouro” para a música cristã. “Tivemos uma geração de ouro no final dos anos 1970 e início da década de 1980 em Vencedores por Cristo e todo o pessoal que vejo junto, inclusive Elo/Logos. Música brasileira cristã de qualidade.  Depois, no início da década de 1990, com o surgimento do movimento gospel e as bandas de rock, e as músicas evangelísticas. Acho que foi um momento de muito impacto em nossa história. E destacaria o movimento de louvor comunitário, começado nos anos 1980 com Adhemar de Campos e Asaph Borba e que atinge o auge no início dos anos 2000, com o Diante do Trono”, disse.

Ele comenta que as plataformas digitais têm dado espaço para que novos talentos sejam descobertos. “A internet democratizou o privilégio de poder “ser ouvido” através de plataformas e streaming que têm conexão direta com o produtor de conteúdo. Acho que neste sentido nos tornamos mais plurais. Temos acesso a estilos mais diferentes que não são necessariamente ‘vendáveis’. E a possibilidade de descobrir novas coisas”, acrescentou.

Além de ser um estudioso da adoração e da música, Marinoni, que é pastor da Igreja Batista Metrópole, em SP, é professor da área na Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP). “Acredito que a música se encontra com a educação em muitos aspectos, sobretudo na área teológica / bíblica. Nós temos muitos casos de músicas fundamentalmente bíblicas que ensinam a Palavra a partir de uma forma criativa. Sem dúvida, tem o componente da memorização. Isso ajuda e muito na fixação das frases e na compreensão da mensagem transmitida”, explicou.

Em relação à igreja local, Renato acredita que ela deve valorizar a arte e incentivar seus membros a desenvolverem talentos e dons. “Vivemos em uma sociedade que valoriza demais as artes. Os cristãos têm que se engajar de forma séria e consistente nas artes para dialogar com a sociedade e comunicar a visão cristã nos mais diversos aspectos. Os cristãos precisam ter uma formação respeitável na área em que querem trabalhar. O problema é que, às vezes, a igreja acaba desenvolvendo algum trabalho superficial. Fazem apenas para colocar uma mensagem evangelística de qualquer jeito”, finalizou.

#Adoração Para conferir mais sobre música e o universo da adoração, você pode conferir o #Adoração, uma produção em parceria entre Rádio Trans Mundial e IACA. O programa é transmitido todas as sextas, às 15h (horário de Brasília), e disponibilizado em podcast nas principais plataformas digitais. Basta procurar por Rádio Trans Mundial em sua plataforma ou seu agregador de preferência. Para conferir as edições já veiculadas, acesse https://www.transmundial.com.br/radio/programas/adoracao/