“Sons do Coração”, da RTM, completa 15 anos

share on:

Lucas Meloni

Departamento de Comunicação RTM

Quem ouve o programa “Sons do Coração”, que, em agosto de 2020, completa 15 anos no ar pela Rádio Trans Mundial, pode não imaginar, mas ele começou bem antes, mais especificamente em 1998. À época, o músico e apresentador Nelson Bomilcar estava em Vancouver, no Canadá, onde estudava. Ao lado do amigo e pastor Nelson Monteiro, decidiu colocar no ar (pela Multicultural Radio) uma produção semanal voltada à comunidade de língua portuguesa com um viés missionário e de valorização da nossa cultura.

De volta ao Brasil, teve início a história do “Sons do Coração” na Rádio Trans Mundial. “Desde o início, o objetivo era falar sobre adoração, arte, entrevistas, reflexões, mentoria, e divulgação da história da música cristã brasileira. O programa é o único acervo no Brasil que conta esta história, com mais de 700 programas de 29 minutos, registrados em podcasts. Mais de 450 autores, compositores, bandas e ministérios relevantes de adoração no Brasil nas últimas cinco décadas foram divulgados”, destacou Bomilcar.

Música, entrevistas e muitas histórias em “Sons do Coração”

Mais do que um programa, Nelson avalia que o “Sons do Coração” contribuiu também em relação à mentoria e suporte à igreja brasileira em relação à sua forma de culto e de adoração. “Trazer reflexões e mentoria para a igreja, pastores, ministros de adoração e músicos em entrevistas, é sempre necessário. Além disso eu visito igrejas pelo Brasil o ano todo tocando com a Confraria das Artes, pregando e divulgando a RTM e o ‘Sons do Coração’. É uma contribuição pastoral e um registro histórico de nossa história da música cristã e da igreja em nosso país. Não estamos em FM e AM continuamente, mas ocupamos várias destas mídias em parcerias pelo Brasil todo, além da internet globalizada”, complementou.

Cenário da música cristã nos últimos 15 anos

Em tempos tão agitados como os atuais, é natural que o cenário da cultura e da música cristã mude. O perigo mora quando as novas produções perdem a essência, que é glorificar o nome do Senhor e proclamar o seu Reino. Bomilcar fala a respeito da adoração verdadeira como um estilo de vida semelhante a Jesus. “É vida de entrega, consagração e serviço. Há muita gente cantando barbaridades, ignorando a mensagem das Escrituras Sagradas e as possibilidades de arte. Por outro lado, muitos ministérios surgiram também positivamente para resgatar o que se perdeu, tentando dar direção e mentoria para esta nova geração de adoradores, artistas, líderes e pastores da igreja no Brasil”, analisou.

Depoimentos de quem faz parte da história

“O ‘Sons do Coração’ é um programa que tem enchido o Brasil de beleza, da Palavra de Deus, das canções que falam realmente ao coração e que transformam vidas. Parabéns ao Nelson, que é um excelente compositor, pelo seu legado na música cristã brasileira, pelo seu profissionalismo em realizar este programa durante todo este tempo com tanto empenho e perfeição”, comentou o cantor e compositor Stenio Marcius.

“É momento de festa e de celebração. Celebração da festa, da amizade e da graça. Desfruto da amizade do Nelson há mais de 40 anos. Agradeço a Deus pelo trabalho maravilhoso que tem sido feito nesses 15 anos de programa e o quanto ele tem abençoado e significado para a igreja brasileira. Minha gratidão e meu carinho”, disse o pastor, cantor e compositor Adhemar de Campos.

“O Nelson é uma daquelas pessoas com quem eu faço questão de manter o jardim florido. As canções são verdadeiras rosas. Os beija-flores, como eu, vêm até elas para tirar o pólen. Quando dizem seu nome, faço questão de dizer que estamos juntos, no mesmo grupo, que é o da música cristã sem glamour, sem show, sem essas coisas que as pessoas querem trazer à tona. É a música cristã com relevância, pertinência e responsabilidade e ensina sobre quem é Deus. Toda vez que ouço o seu programa, fico feliz em perceber que você busca esta brasilidade e essa profundidade que a música merece”, compartilhou o músico, arranjador e produtor João Alexandre.

Sobre o “Sons do Coração”

O programa é transmitido todas as quintas-feiras, às 15h, pela Rádio Trans Mundial (ouça em www.transmundial.org.br), com reprises em diferentes dias e horários pela programação.