Visão Mundial promove encontro para discutir sobre violência e justiça

share on:

29/08/2018

A violência no Brasil atinge milhares de jovens diariamente. Mais de 50% das mortes de jovens é causada por homicídios, especialmente contra jovens negros, pobres e moradores de periferias. O balanço do IPEA revela que aos 21 anos, as chances de jovens pretos e pardos, que representam a maior parte da população pobre no Brasil, morrerem por homicídios são 147% maiores que jovens de outros grupos étnicos.

Com objetivo de promover a troca de experiências de movimentos de adolescentes e jovens do Brasil e da América Latina no combate às violências contra as juventudes, a Visão Mundial, por meio do Monitoramento Jovem de Políticas Públicas, o MJPOP, está promovendo de hoje a até sexta feira, em Fortaleza, o encontro Latino-Americano com diversas programações sobre o tema. O MJPOP é um movimento da Visão Mundial composto por adolescentes e jovens que são instigados a olhar para suas realidades, levantar os problemas e junto com os atores comunitários pensar em soluções.

O evento vai reunir os grupos do MJPOP que, atualmente, realizam trabalhos de articulação em 10 estados do Brasil: CE, PE, RN, AL, BA, AM, DF, MG, RJ e SP. Cerca de 600 adolescentes e jovens formam 38 grupos na aplicação de metodologias MJPOP que têm como prioridade estratégica o monitoramento da qualidade da educação pública, o fortalecimento da rede de proteção da criança e do adolescente e a redução da mortalidade das juventudes.

O encontro tem como objetivo realizar a formação de jovens multiplicadores no tema da segurança pública e justiça, além de formar, coletivamente, um plano de ação para incidência no tema da segurança pública no Brasil e na América Latina. A programação contará com palestras, debates, grupos de trabalho e apresentações culturais.

O Encontro Latino-Americano de Juventudes: Segurança Pública e Justiça, vai de hoje a sexta feira dia 31, das 8h30 às 17 horas, no Hotel Wirapuru, localizado na Avenida Alberto Craveiro, 2222, Fortaleza, Ceará. O evento é aberto ao público. Para entrar em contato com a Visão Mundial, acesse: visaomundial.org

 

Produção e apresentação: Daniel Beltrão
Coordenação: Kaká Rodrigues
Supervisão: André Castilho
Realização: Rádio Trans Mundial